Dica de programa para catalogar seus filmes

9
Na difícil arte de colecionar filmes já perdi muito tempo tentando localizar algum. Mais tempo ainda tentando arranjar um programinha onde eu posso cadastrá-los de forma satisfatória.

Existem centenas deles, cada qual com seus prós e contras. O que menos tem contras é o EMDB (baixe no site oficial clicando aqui) por ser freeware (de graça!), leve e muito simples de atualizar e utilizar.

Abrindo o programa, basta clicar em “inserir”, escrever o nome original do filme e mandar o programa catar o resto no IMDB, o mais confiável e tradicional banco de dados na internet. Há outros softwares que buscam em sites brasileiros, mas vá saber sobre a confiabilidade das informações...

Manualmente nos resta acrescentar o tipo de mídia (DVD, VHS, DVD-R, Super8, etc.) e alguma informação indicativa. Filmes em DVD-R eu guardo em cases numerados e por isso escrevo o número correspondente a cada registro.

Outra dica é nunca deixar de incluir o nome brasileiro ainda mais em filmes de línguas que temos menos familiaridade, o que dificulta buscar depois. E ficar de olho se puxou tudinho do IMDB, já que em caso de produções nacionais ou obscuras, costuma omitir cor, gênero, metragem, etc.

Ponto negativo do EMDB é que ele ignora títulos que o IMDB considera adultos. Se você tiver clássicos como Atrás da Porta Verde (Behind the green door , 1972 de Artie e Jim Mitchell) terá que adicionar manualmente tudo. Como são poucos, nem é tanto sacrifício assim.

No começo leva um bom tempo catalogando, mas depois, além de não perder nada de vista, é bem prazeroso de ficar fuçando. Pode-se ver, por exemplo, o que se tem ano a ano (a partir de 1910, tenho pelo menos uma produção de cada ano até 2012), quantos são de determinado diretor, ator, país, etc.

Ah, o nome do programa (EMDB) é uma referência ao Eric, criador do software. Quem doar uma pequena quantia pode te-lo customizado com a letra do seu nome, MMDB, no caso de você se chamar Miguel.

[Ouvindo: Summer Kisses Winter Tears – Elvis Presley]

Postar um comentário

9Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. uhm, (me parece) meio exagerado um programa desse naipe para catalogar filmes de coleçaõ; eu uso o excell para anotar meus elepês e acho que já tá bão, mas se houvesse um programa desses para LPs quem sabe eu poderia considerar..., mas por enquanto e daqui do meu canto me pareceu boiolagem.

    ResponderExcluir
  2. Refer, hahaha! Não é baitolagem não! Muito simples e organizado. Tentei Excell também, mas depois vira bagunça, confuso.

    Ah, o EMDB exporta arquivos de Excell.

    ResponderExcluir
  3. Legau. Por falar em boiolagem, é muito complicado colocar foto do lado do nome nos comentários? Não tenho a menor ideia de como se faz isso.

    ResponderExcluir
  4. Refer, tem outra vantagem ÓBVIA. Não precisa ficar escrevendo. Imagina nome por nome do elenco.

    Ele faz isso automático e ainda coloca a capinha ou poster referente.

    Pra colocar a tua foto aqui, acho que é só criar uma conta no Blogger e colocar um avatar. Facinho!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma lista muito da desatualizada em Excel, mas o programinha não é compatível pra Mac.

    :/

    ResponderExcluir
  6. Emanuela. Que pena! Tinha esquecido de adicionar isso no post. Só pra Win Vista, 7 e 8.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela dica!
    Estava mesmo há tempos procurando por um software competente para isso. Só continuo na minha busca de um de mesmo tipo para os CDs e livros.

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha esse programa e formatei o pc, perdi todos os filmes catalogados. Conhece outro programa que faça backup?

    ResponderExcluir
Postar um comentário