sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aquele uniforme de modernos

Matéria encontrada pelo amigo de Vivir en Tucson numa Penthouse de 1979. A nata da descolandia mostrando como usa... Camiseta!

Debbie Harry, Andy Warhol, Grace Jones, Glenn Close, inevitáveis Penthouse Pets e mais um punhadinho de gente que estava na crista da onda. Pode-se dizer que os anos 70 foram a consagração das camisetas.

Tornaram-se tão banais no guarda-roupa de todos nós que parece que sempre existiram. Ou é difícil de imaginar que elas já foram símbolo de contemporaneidade ou de qualquer coisa que seja.

Pode-se dizer que é a roupa que deu a volta por cima. De mera peça pra não deixar a camisa em contato com a pele (para não suar) a estrela principal.

Era quase um sutiã masculino! Abolido historicamente dessa função quando o galã Clark Gable se despe numa cena de Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934 de Frank Capra) e está sem camiseta branca por baixo.

Nas próximas décadas voltaria a ser vista por baixo apenas das jaquetas dos rebeldes. O que nos remete ao figurino de Marlon Brando em O Selvagem (The Wild On, 1953 de Laslo Benedek).

O que nos ajuda a compreender a trajetória da T-shirt até a década de 70 e o referido editorial da Penthouse. De lá pra cá nem há muito a ser dito.

[Ouvindo: Sucesso Aqui Vou Eu – Rita Lee]

9 comentários:

Anônimo disse...

Camiseta é o que há. De preferência branca. De preferência sem nada escrito. E de preferência de algodão puro. E de preferência, sem passar mensagem de nada.

DAVI VALLERIO disse...

Achei a Patty Smith,achei a Yolanda Pratini mas a Glen Close nada

Miguel Andrade disse...

Anônimo, concordo plenamente. tenho cá pra mim que camiseta vingou (em cima das camisas) pq além de confortável é pratica pros dias de hoje.

Davi, ela é a primeira na segunda imagem. está de camiseta vermelha.

Daniel Tavernaro disse...

E pensar que a maioria das marcas "fashion" acha super moderno passar mensagens, fazer trocadilhos, "homenagear" alguém....

Como sempre, Grace Jones e sua pose - ou cara - de "winner of all times", hahahah!

Miguel Andrade disse...

Daniel, só pra vender água no deserto. E há quem caia nessas...

Olha, a Grace Jones não tá parecendo um daqueles displays de papelão? rs

Daniel Tavernaro disse...

Miguel não tinha reparado; mas quando olhei as imagens, me lembrou na hora aquelas poses fatais que os lutadores do Mortal Kombat fazem ao final das lutas, ao ganhar, rsrs. Uma mistura de estilo com o poder de ter ganhado - e um "que" de carão.

Miguel Andrade disse...

Daniel, também! Também!!!

Alexandre disse...

a grace cria uma "aura" em volta de si hahaha o ego dela é monstruoso (caracteristica de quem é talentoso rs)

Miguel Andrade disse...

Alexandre, faz sentido!

Related Posts with Thumbnails