Pausa para nossos comerciais

6
Hebe espera por você

Quem não sabe que a menina Hebe tem todo esse tempo de carreira? Já arrasava nos lares brasileiros (que possuíssem um maravilhoso aparelho televisor, evidente) em 1971! ... E em 1961, 1951...

Passou por tantas fases da TV no Brasil! Em 1971, data do anúncio, não existia transmissão via satélite para as retransmissoras.

Pelo que se entende na página, era com dias e horários diferentes. Hebe gravava e as fitas iam correr pelos estados e cidades, em dias e horários diferentes.

Por que não era no mesmo dia e horário em todos os lugares é a dúvida. Seriam poucas fitas?

Imagina se alguma fosse mastigada ou enroscasse no equipamento? Se bem que no caso de Brasília tinham uma semana pra conseguir outra.

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Miguel, pelo que li, via Wikipedia, essa parada dos horários e dias diferentes eram mais por causa da então briga das "Emissoras Unidas" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Emissoras_Unidas - e que viraram "REI - Redes de Emissoras Independentes", em 1967)) , no final da década de 60, do que por problema por satélite. Foi antes do uso de "redes" de TV; e uma emissora que repassava um programa de alguma outra, vindo de SP ou RJ, parece que não tinha um "contrato de exclusividade". Caso batesse a loucura, poderia transmitir programas de outras emissoras de fora. Olha a lambança: TV Vila Rica (BH), fundada em 1967, transmitia coisas da Excelsior. A Excelcior se foi em 1970; e a TV começou a retransmitir coisas da TV Bandeirantes. Só que ela foi incluída no "pacotão" do anúncio acima, que tinham como "característica" retransmitirem coisas da TV Record/TV Rio.

    E num mundo pré satélites de transmissão.... (A Globo foi a primeira, senão me engano, em 1982), está feito o caos que deveria ser a programação de TV's Brasil afora.

    É, o conceito de "rede" só entrou mesmo em vigor depois da arquitetação do Boni e turma.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, curioso! Mas é estranho esse monte de horários e dias distintos para um mesmo programa. Mesmo independentes, faria mais sentido padronizar, até pra apresentadora se encontrar durante o programa.

    Fisicamente era uma fita que corria o país? Coisa simples de ser resolvida com a chegada da transmissão "via satélite".

    Enfim, as programações deviam ser menos engessadas do que hoje.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, então! Acho que era assim: "A TV Tal é minha.... Mesmo estando vinculado a TV X, do RJ, eu ainda tenho o direito de mandar na grade, nos horários e programas exibidos!" E assim temos a lambança, rsrr.

    Era como comprar um tape do programa e passar... Acho que a única coisa que pediam era para comprar uma quantidade mínima, algum pacotão, rsrsr. Mas que poderia ser exibido em qualquer horário e dia em que a diretoria local escolhesse.

    Mas creio também que a propaganda possa ser da assessoria da Hebe. Ai só fala os horários de apresentação do programa, sem relação com a emissora. Senão me engano, Amaury Jr. faz isso hoje. Tem um programa na RedeTv! e é repetido num canal à cabo. Ai fala que dia tal é na RedeTv e dia tal é no Canal X

    ResponderExcluir
  4. Daniel, parece mais ou menos como é na TV paga, não? As emissoras que têm os direitos lá nos EUA não precisam necessariamente ser a mesma a reexibir no resto do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Até onde sei, era o filme viajar de avião, mesmo. Pelo que lembro de criança, quando eu morava em SP, a novela passava tipo uns dois dias atrasada.

    Eu chegava no Rio e, pumba!, estava dois capítulos adiantada.

    ResponderExcluir
  6. Letícia, já ouvi falar disso tb. Se não to enganado, o próprio Daniel Filho fala sobre isso na abertura de irmãos Coragem em DVD.

    A fita circulava o país!

    ResponderExcluir
Postar um comentário