Os diferentes olhos do animé

0
Os dois magos em lados opostos de Gedo senki / Tales From Earthsea (2006 de Goro Miyazaki). Qual deles você acha que é o do bem e qual o do mal?

Essas duas imagens servem bem pra ilustrar uma dúvida constante de quem não assiste animé: Por que os personagens têm olhos grandes, diferentes dos japoneses?

Quem conhece de um jeito superficial comumente aponta um “preconceito contra eles mesmos”. Parece um assunto esgotado, mas ainda escuto isso.

Aliás, escuto isso desde sempre e discordo completamente. Animés e mangás contêm incontáveis tipos estéticos e temáticos, mas ficaram marcados pelos “olhos grandes” e “violência”.

Já li em algum lugar e creio que faz bastante sentido que os olhos são grandes para que possam expressar sentimentos da melhor forma possível.

No Geral (como no caso acima) os vilões são o oposto, os têm pequenos pela falta de sentimentos. Ainda são úteis tanto nas animações econômicas quanto no papel para facilitar a inclusão mínima de caracteres.

Osamu Tezuka, bastante influenciado pelos desenhos do Disney, e precursor da arte em seu país, criou este estilo no mangá, repetindo o mesmo quando passou a animá-los. Considerado mestre, foi seguido por muitos outros.

[Ouvindo: Prisoner – Barbra Streisand]

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)