Implacável Fu Manchu

6
Pôster minimalista tão eficaz que poderia jurar ser fruto de algum fã aqui do futuro. Mas é uma arte 60’s autêntica!

The Vengeance of Fu Manchu (1967 de Jeremy Summers) foi o terceiro filme do anti-herói chinês estrelado por Christopher Lee de um total de cinco. É o segundo personagem que mais interpretou depois do Conde Drácula, embora seja pouco lembrado por ele.

É talvez o ator que mais vezes foi Fu Machu, embora venha à nossa mente com mais facilidade o nome de Boris Karloff associado ao papel. Principalmente pela confusão com Bela Lugosi, piadinha inclusa no filme Ed Wood (1992 de Tim Burton).

O IMDB indica vários intérpretes ao personagem, o mais recente foi Nicolas Cage em 2009, num dos trailers falsos de Grindhouse. Nenhum deles era realmente chinês.

Como já disse antes, o site é bem falho com qualquer produção que não seja dos EUA ou Inglaterra. Não inclui na lista, por exemplo, o brasileiro Wilson Grey, o gênio maquiavélico asiático em As Sete Vampiras (1987 de Ivan Cardoso).

Em tempos de politicamente correto, o personagem racialmente caricaturado, demorará a ressurgir. O que é irônico com a China tornando-se uma potência econômica sob a sombra de muitos direitos humanos relegados, coisa realmente assustadora.

Quanto a Lee, ele conta no documentário As Várias Faces de Christopher Lee (The Many Faces of Christopher Lee, 1996), que nos anos 70 teve regalias em hotéis porque achavam que era parente do chinês Bruce. Realmente ele sem a maquiagem deve passar facilmente por oriental...

O poster é um oferecimento Action Movie Express

Veja também:
Tenha seu próprio bigode Fu Manchu


[Ouvindo: Quizas, Quizas, Quizas – Ethel Smith]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. O personagem Shang Chi, o Mestre Do Kung Fu, da Marvel, é filho de Fu Manchu. Depois que a Marvel perdeu os direitos do personagem nos anos 80, ele passou a aparecer só nas sombras, sem ser chamado pelo nome. No fim a Marvel parou de publicar o Mestre Do Kung Fu... uma pena, porque Shang Chi era um dos poucos personagens diferenciados, que passava longe dos clichês típicos das histórias de super-heróis.

    ResponderExcluir
  2. Koppe, interessantíssimo! O que prova a importância que Fu Manchu teve, gerando até filhos!

    Até Bette Davis foi um tipo feminino num telefilme. A Madame Sin.

    ResponderExcluir
  3. Igres, é mesmo. Simplíssimo e forte.

    ResponderExcluir
  4. Um cara de ascendência européia fazendo papel de chinês hahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Thiago, pois é... Mas que papel ele ainda não fez? rs

    ResponderExcluir
Postar um comentário