Nova edição de Drácula usa Lugosi na capa

6
Revista The Film Daily de janeiro de 1931! Só dava Bela Lugosi há exatos 81 anos e não mudou muito em se tratado do Conde Romeno.

As qualidades cinematográficas do Drácula de Tod Browning podem ser discutíveis, seu impacto nunca! O filme está naquele patamar de obras com absoluto sucesso comercial que se tornam seminais.

No Brasil (como você pode ler clicando aqui) foi o mesmo sucesso, embora só estrearia em São Paulo em agosto também de 1931. Lugosi tornou-se um tipo de Drácula, imortal!

Incrível como um dos personagens mais filmados, com incontáveis interpretes, teve apenas um rosto associado a ele de forma tão forte. Para a glória e a desgraça do ator.

Esta semana mesmo (2012!) me deparei com a carinha dele numa livraria. Ilustrando a capa da edição de bolso do romance de Bram Stoker pela editora L&PM.

Veja na reprodução dela ao lado se resta alguma dúvida sobre quem é! Procurei alguma referência nos créditos do livro e nada, embora Bela Lugosi Jr. (e a Universal Studios) seja sempre bastante cuidadoso com a imagem de seu pai.

E falando em sugadores de sangue... Além da cara de Lugosi ilustrando essa edição, como não ficar abismado com um texto em domínio público, edição de bolso, isento de impostos, custar 26 pratas?

A primeira imagem é um oferecimento RedSSR

Veja também:
Bela Lugosi na capa da Folha!
Na casa de Bela Lugosi
Drácula da Ediouro


[Ouvindo: É Bom Parar – Francisco Alves]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Vôbatêpátu uma coisinha que não vais acreditar.

    As próprias livrarias (as grandes "redes", vc sabe quem são) estimulam os preços altos — elas simplesmente REJEITAM livros "baratos". Uma máxima que se ouve nesse meio é: "livro que custa menos de 25 reais não é livro".

    Então, se vc está pensando em editar um livro e pretende que ele seja vendido nas livrarias (naquelas!) é bom pensar em livro CARO, caso contrário vão recusar vendê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Refer, pro lucro ser maior, já que quem compra livro compraria de qualquer valor?

    Já acho uma frescura do cacete eles chamarem de pocket. Só pra dar um ar mais chique a algo que por natureza seria popular.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, o dia que fizerem a "CPI do livro", os donos de editoras, os donos de livrarias, gente de alguns setores do MEC, essa putada toda vai presa por crime contra a economia popular.

    ResponderExcluir
  4. Refer, no dia 30 de abril de algum ano futuro... Não há gente melhor relacionada que esse povo.

    Visto que sempre são tratados como heróis: viraram empresários bem sucedidos num país que não lê. ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, em 1986 foi lançado o livro "Manual prático do Vampirismo" do Paulo Coelho e Nelson Liano. Havia a mesma imagem desta do pocket e era preto e branco. abraços! Adriano Siqueira - www.adoravelnoite.com

    ResponderExcluir
  6. Adriano, o tal livro que o PC tirou de circulação, né? Alegando que trazia negatividade, mas quem leu garantiu que só era ruim mesmo. rs

    Não sabia que tinha Lugosi na capa.

    ResponderExcluir
Postar um comentário