Gilberto Braga e as Bibis

5
Maria Clara Gueiros, Bibi em Insensato Coração (2010/2011)

Maria Lúcia Dahl, Bibi em Anos Dourados (1986)

Mira Palheta, Bibi em Dancin' Days (1978)


Cada autor tem as Helenas que merece. No caso de Gilberto Braga são as Bibis, também de personalidade absurdamente condizente com seu estilo assim como são as Helenas pros soníferos que o Manoel Carlos escreve.

Personagens chamadas Bibi não são constantes, mas volta e meia aparece uma. De bom sobrenome, geralmente servem pra que alguém mais relevante à trama tenha com quem conversar.

A primeira, de Dancin' Days, foi o ombro amigo de todas as horas da vilã Yolanda Pratini (Joana Fomm). Até de madrugada atendia ao telefone pra ouvir as lamurias da outra.

Não se conformou quando a amiga em fase pobre passou a frequentar aniversários classe média, daqueles com mesa de salgadinhos e bolo ao centro. Tentou até conseguir convites mais dignos do sobrenome Pratini...

Sei pouco dessa Bibi recente, mas era aquela moça do Zorra Total o que já dá pra esperar algum bordão. Garantido mesmo é que rica (muito rica) e ficava preferencialmente à beira da piscina.

[Ouvindo: Terra das palmeiras – Taiguara]

Postar um comentário

5Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Que interessante. Você conseguiu achar personagens similares com o mesmo nome, coisa que não é tão comum na obra do Gilberto, que repete os nomes, mas não os associa a um tipo específico. Aliás, tenho vários amigos d'além mar que detestam Dancin'Days, por isso nunca tive muito interesse em vê-la na versão internacional (com 150 e poucos capítulos), mas os seus comentários estão quase me convencendo a conferir essa versão em DVD!

    ResponderExcluir
  2. Celso, acho que são personagens genéricos, mas que tem tanto a cara das coisas que ele escreve.

    Você se refere aquele remake recente? Olha que tenho curiosidade em assistir!

    ResponderExcluir
  3. Nunca parei pra pensar nas "Bibis", mas é verdade! Pontuam a obra do Gilberto, sempre com o mesmo teor de denúncia da hipocrisia da sociedade!

    ResponderExcluir
  4. Waletr, tem a Abigail em Labirinto que deve ser Bibi também. A de Anos dourados hora é chamada de Abigail, hora de Bibi! rs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
Postar um comentário