Pausa para nossos comerciais

35
- Give yourself a "Coffe-break"!

A fina flor de Hollywood na hora do cafézinho! Elenco de Don Juan in Hell (de George Bernard Shaw), montada na Broadway em 1951 numa das peças institucionais para colar a bebida no gosto dos norte-americanos.

Charles Boyer, Agnes Moorehead, Charles Laughton e Sir Cedric Hardwicke, elogiadíssimos no teatro e no cinema para ! Exceto o último, todos tiveram o seu Oscar.

Boyer injustamente recebeu apenas uma estatueta honorária da Academia em 1944 e foi indicado quatro vezes. Estranho prêmio precoce, visto que ele se aposentadoria apenas em 1976.

E em filmes e séries de TV percebe-se que os norte-americanos tomam café quase que como um energético, pra ficarem ligados. No Brasil é tipo suquinho, bebem até antes de dormir.

Só que o deles é que é aquela coisa aguada pavorosa e o nosso negríssimo. Mesmo o de mãe (aquele fraquiiinho com pouca força pra sair da garrafa térmica) poderia tirar o sono dos gringos por semanas!´

A imagem é um oferecimento Shannon Coffey

[Ouvindo: Senot Blues – Ann Margret]

Tags

Postar um comentário

35Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu não concebo como uma pessoa pode tomar uma banheira de café assim, sem nada pra acompanhar...

    ResponderExcluir
  2. Letícia, eu sim! Tomo todo dia pra acordar. Tipo nanquim.

    ResponderExcluir
  3. Pra acordar é oooooutro papo. Eu digo assim, como nos seriados médicos, um balde de café a qq. hora.

    ResponderExcluir
  4. Os EUA são os maiores consumidores de café do mundo. Tomam + fraco, porém em copos maiores. Bebem café o dia inteiro, os infelizes.

    ResponderExcluir
  5. Letícia, se eu tomar algo mais que isso, pode ser um cafezinho numa daquela xícaras "infantis", perco sono. Queria poder ficar tomando o dia todo.

    Refer, e aquela rede deles? Só vingou no Brasil pq o povo frequenta como status.

    Puta café ruim! Água suja mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Vc deve estar falando da Starbuck.

    Tem uma loja na Al. Santos, perto de casa, onde fui roubado, há uns 3anos. A bola de sorvete pouco maior que uma de gude custou 8 paus. Uma ladroagem do caraio, e o lugar vive lotado. O café mais simples nessa Starbuck deve custar 5 reais no mínimo. Fujam!

    ResponderExcluir
  7. Refer, péssimo café, caro e vive lotado! Me explique o "fenômeno"...

    ResponderExcluir
  8. Pois saibam os dois que o castigo veio rápido: no presente momento estou tomando um café ralíssimo numa caneca imensa. Hoje, excepcionalmente, saiu assim, fazer o quê?

    Esses cafés e restaurantes da moda são talhados para a jecolândia (inclusive a urbana). Detalhes idiotas, com ares de despojamento, para que rigorosamente TODO MUNDO obtenha a senha para o saguão lotadíssimo e xexelento do "diferenciado".

    Também acho viadagem extrema as especialidades em café, que transformam a coisa num ritual orgástico.

    Simplesmente, num dia frio (de preferência chuvoso), entrar num café comum e se confortar. Tenho alguns de preferência, como aquele na Brigadeiro, um pouco acima do Extra, do outro lado da rua: você entra e, se quiser, sai pelos fundos, na galeria. Sabe qual é, Refer?

    ResponderExcluir
  9. Sei, sim. Mas nunca tomei café naquele lugar. Costumo tomar café ali perto, na Pe. Manuel da Nóbrega. Café ótimo naquele pedaço é da Kopenhagen... mas depois da reforma da loja, ficou caro à beça. O da Martins Fontes está no mesmo caso: muito bom, mas caro demais.

    Aliás, o que não está caro hoje em dia? Ontem fui na pizzaria Speranza e fiquei espantado com os preços. BTW, Hector Babenco estava numa mesa vizinha a nossa.

    ResponderExcluir
  10. Letícia, sempre paga-se pela língua! Uma das verdades do universo que eu creio! Hahaha!

    Eu faço em cafeteira italiana. Prático, sai sempre igual, embora nos acostume no café fortíssimo.

    Ah, também sei qual é o que você se refere! Já tomei café ali, mas faz MUITO tempo.

    MAAAAAS... Não tenho paciência, ou hábito, de tomar café, ficar papeando coisa e tal. Fico tenso e quero logo ir embora. Caipirice a minha!

    Refer, tudo, tudo, tudo caro! Lembro que quando passei a morar sozinho minhas compras do supermercado custavam no máximo 50 pratas.

    Isso há 6/7 anos. Hoje levando praticamente os mesmos itens não fica em menos de 300!!!

    Povo tá perdendo a noção do valor das coisas. Quando que uma melancia pode valer 8 pratas?

    Melancia nasce até no mato, só jogar as sementes. Melancia é a água mais cara do planeta.

    ResponderExcluir
  11. Na Manuel da Nóbrega? Não atino onde seja, Refer. No da MF, estive pela última vez com meu sobrinho, que - ficou na memória - abriu um guardanapo inteiro para pegar o pão de queijo. Achei tão educadinho da parte dele...

    A Kopenhagen da Brigadeiro, perto da esquina, né? Acho que nunca entrei lá. Talvez por ser muito grande, exposto, não sei...

    Lá perto tem também o da Fnac, bagaceira á beça, mas divertido à noite, quando você tenta adivinhar o título do livro pela pinta dos presentes ao lançamento no salão ao lado.

    Miguel, fiquei praticamente o primeiro semestre inteiro à base de cafeteira italiana. Mas prefiro o da cafeteira normal mesmo.

    Em tempo: à tarde fiz um café que saiu uma tinta. Pra compensar.

    ResponderExcluir
  12. Letícia, com filtro e tudo? Que paciência!

    E acompanho teu sobrinho crescendo pelos comentários que você vai deixando aqui nestes anos todos. Agora até já usa guardanapo...

    ResponderExcluir
  13. Miguel, cafeteira italiana, não sei qual a melhor parte: esperar a ebulição ou lavar aquela peça furadinha.

    José - o nome do meu sobrinho é José - está um rapaz. Não é por seu meu sobrinho, mas é um menino singular. Lê com fluência (graças a Deus!, já escreve na cursiva e é dado às artes. E tem esses rompantes de "educação": guardanapinho, botar a mãozinha na frente da boca, se desculpar dos arrotos... e as safadezas também.

    Tenho outros sobrinhos, mais velhos, mas com José tenho a experiência de fazer as vezes de mãe dele quando precisa. Assim, de vez em quando, é muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Letícia, tem razão! Mas é o de menos, pq com filtro, alguém do café ficar tristinho, tem o lance de lavar garrafa, tampinha, suporte, trocar filtro... Muita coisa!

    A minha té um cacareco. Como todas que já tive na vida, um dia derrubo e quebro a alça.

    Lembrar de comprar uma nova que é bom nunca! Só lembro de trocar quando a uso pela manhã.

    Imagino a alegria de ter o José de perto. E você poder passar muitas coisas, de forma mais racional, pra ele.

    Pais geralmente acabam misturando o afeto com educação. É a natureza da coisa...

    Sempre fui um tio ausente com todos. O que me choca muito ver eles adultos agora, tão mudados, tão diferentes do que eram quando crianças.

    PS: Sou ausente com o planeta todo. Tento e não consigo ser diferente.

    ResponderExcluir
  15. Engraçado que foi diferente com os mais velhos. Eu era boa tia, mas bem jovem, distraída. Tinha também o fato (não é crítica) de que eles são filhos de uma mulher que não é minha irmã. Hoje é diferente (viramos irmãs), mas na época nos conhecíamos havia pouco tempo.

    E hoje são rapazes, têm a vida deles e naturalmente se afastam um pouco. Mas continuamos com afeto. Depois volta ao normal.

    Já com José é diferente. Eu e minha irma acabamos por reproduzir com ele as coisinhas de nossa infância, principalmente as brincadeiras, implicâncias mútuas, e ele acabou entrando no espírito da coisa ainda quando mamava no peito.

    Mas já está quase com 7 anos, a gente entrevê seu jeito próprio, imagina como será aos 17. É muito gostoso.

    ResponderExcluir
  16. Letícia, entendi. Talvez aconteça isso com o meu sobrinho que está por vir nos próximos meses.

    O José já está na escola! Lembro de você falando dele muito mais pequetitinho.

    ResponderExcluir
  17. Hahahaha, véi! o Refer é uma figura.
    E esse tal de Iced Cofee na lata q tentaram emplacar uma época? cruzes!
    Café frio devia ser crime...

    ResponderExcluir
  18. Mahal, achava um pavo esse café enlatado. Cheirava a café velho, coisa que me dá náuseas.

    ResponderExcluir
  19. "De manhã, que coisa louca
    Delicia nossa bouca
    Bom dia, meu café!
    Soca, soca, soca pilão
    Abana sinhá, peneira na mão!"

    Samba-exaltação, com Roberto Luna aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=IOeI15cc5BQ&feature=related

    Tinha certeza que era o Jorge Goulart quem cantava essa bagaça. Vamos ver se vc reconhece quem aparece na foto com a Maysa e o Luna...
    * * *
    Em casa só tomo solúvel. É brega, porém prático. A dona Célia só toma espresso gelado. Pede um curto e um copo cheio de gelo. Despeja o café sobre o gelo e manda, sem açúcar, num gole só. Vá ser macha assim no inferno.

    ResponderExcluir
  20. Miguel, então aproveite. Oportunidade de fazer um pequeno estágio paternal. E José está na escola faz tempo! (Precisa socializar, precisa socializar!!)

    Refer, fui Googlar pela foto e deduzi, hehe!

    ResponderExcluir
  21. Refer, nunca vou reconhecer quem é. Péssimo pra reconhecer rostos. Diga!

    Mas café com gele nem morto! Até aquele restinho que fica na caneca me embrulha o estômago depois.

    Letícia, sim, tentaremos. Aliás, o padrinho escolhido será alguém muito próximo a mim! :))

    Googlar não vale! Diga quem é na foto!

    ResponderExcluir
  22. A Letícia trapaceou.

    É o Silvio Luiz, dos programas esportivos e programas de variedades também, tipo o da Lucianta; dos bordões 'foi,foi, foi, foi ele!' e 'pelo amor dos meus filhinhos!'

    ResponderExcluir
  23. Refer, sei, um tiozinho que ESCREVE TUDO EM CAIXA ALTA NO TWITTER e é super engraçado! Nunca Reconheceria.

    ResponderExcluir
  24. 'Pelas barbas do profeta!' o Sílvio Luiz tem tuíter? Surpreendente para mim.

    Quem vê o SL hoje não acredita que lá nos anos 50 e 60, quando ele apareceu como repórter de campo, ele era um galãzinho — vai no diminutivo porque ele é baixote.

    ResponderExcluir
  25. Refer, nunca o imaginei baixinho. E antes pelo menos era um tuiteiro nervoso. Escrevia bastante.

    Faz tempinho que não vejo RT dele.

    ResponderExcluir
  26. E fora que hoje ele faz um tipo bem relaxado...

    Refer, ele ainda é casado com aquela cantora.... (peraí) Márcia? Conferi na Wikipedia, casadíssimo.

    ResponderExcluir
  27. Letícia, UAU! A moça do "Não chore por mim Argentina!" Desconhecia isso!

    ResponderExcluir
  28. Miguel! 'Não Chore Por Mim Argentina' é a Claudia.

    A Márcia fez grande sucesso na época dos festivais. O maior sucesso dela é 'Eu e a brisa'

    http://www.youtube.com/watch?v=EJJFr2oqhsA

    Cantava muito! Pena que deixou de cantar, praticamente, depois que casou com SL. O Silvio a acha 'dona Márcia', o que eu acho muuito simpático e me recorda o hábito de alguém que vc conhece.

    ResponderExcluir
  29. refer, gente!!! Marcia ou Claudia é um detalhe! Não me confunda ainda mais!

    ResponderExcluir
  30. Claudia é Cláudia, Marcia é Marcia. Mania da época de lançar a fofolete com um nome só, daí a confusão.

    ResponderExcluir
  31. letícia, Marcia não é aquela que virou mistica?

    ResponderExcluir
  32. Não faço ideia. Chama o Refer aí!

    ResponderExcluir
  33. Letícia, acho que sim! uma que botava tarô na TV. Refer??!!!

    ResponderExcluir
  34. Bão, mística da pesada, além da Baby Consuelo, eu me lembro da atriz Guy Loup (Isabel Cristina),e da Leila, das Frenéticas.

    A Marcia não tem nada de mística (basta olhar o marido que arranjou)

    ResponderExcluir
  35. Refer, não lembrava mais da Guy! hahaha!

    Fui checar a Marcia agora! A própria! Coloca tarô:
    http://www.terra.com.br/istoegente/142/fotos/agito_05.jpg

    ResponderExcluir
Postar um comentário