Quadrinhos sexistas

11


As ilustrações acima foram feitas entre 1948 a 1955. Anteriores à queima de sutiãs em praça pública, evidente!

Já havia comentado aqui antes sobre garotas e piadas, essa parceria tão produtiva nas bancas de outros tempos. A censura correndo solta, moralistas bradavam a pouca vergonha, mas fazer piada podia.

Como qualquer classe menosprezada, diga-se de passagem. O mais inacreditável é que ainda hoje existam programas de TV que acreditam haver alguma graça em caipiras, gays, pobres simplistas e mulher boazuda.

As imagens são um oferecimento Vintage Sleaze

[Ou

Postar um comentário

11Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Para entender e conhecer a trajetória desse gênero de revista ('garotas e piadas') no Brasil recomendo a leitura de Maria Erótica e O Clamor do Sexo — A Guerra dos Gibis 2, livro escrito por Gonçalo Junior, editado pela Editoractiva.

    ResponderExcluir
  2. Refer, tem gente especializada sobre isso? Uau! Vou tentar achar.

    ResponderExcluir
  3. A Editora Edrel foi a campeã desse tipo de publicação. Mas havia várias delas — a censura se encarregou de liquidar uma a uma.

    A Edrel era do Minami Keize, que tive a honra de conhecer pessoalmente. Minami morreu no final de 2009. O livro do Gonçalo e dedicado a ele e a outros 2 samurais da área editorial, Claudio Seto e Jinki Yamamoto.

    ResponderExcluir
  4. Refer, o dia que a gente se conhecer não faltará assunto. Vou te espremer tudo isso.

    Tenho apenas um exemplar 60's do tipo. Parece revista de sacanagem, mas são piadinhas com certa nudez entre uma página e outra.

    ResponderExcluir
  5. Fronteira, meio sacanagem, meio quadrinhos. hehe!

    Vou ficar mais atento a elas quando for a sebos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Gonçalo é um dos maiores conhecedores de quadrinhos do Brasil, o primeiro "Guerra dos Gibis" (da pra ler alguns trechos no Google Books) se foca na briga entre Adolfo Aizen (EBAL) e Roberto Marinho no mercado nacional.

    alguns textos do Gonçalo:
    http://colunas.epocasp.globo.com/sexonacidade/2010/11/04/quadrinhossujos/

    http://revistatrip.uol.com.br/revista/salada/essa-rata-e-uma-cachorra.html

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, legal. Vou me informar mais.

    ResponderExcluir
  9. outros livros interessante do Gonçalo são Alceu Penna e a Garotas do Brasil: moda e imprensa – 1933 a 1975 e Tentação à Italiana.

    ele também editou coletâneas de tijuana bibles e os catecismo de Zéfiro:http://goncalo.junior.blog.uol.com.br/arch2011-01-09_2011-01-15.html

    segundo ele, é improvável que Zéfiro tenha lido tijuana bibles:http://extra.globo.com/tv-e-lazer/raros-quadrinhos-eroticos-americanos-dos-anos-1930-50-ganham-caixa-de-luxo-em-portugues-30060.html

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, e ele deve ter razão. Quadrinhos assim sempre forma muito comuns no mundo todo.

    Zéfiro tinha um estilo bem dele. Não só o traço, mas os textos mesmo.

    ResponderExcluir
Postar um comentário