sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uma tigresa no divã

Imagem super cool de O que Há, Tigresa? (What's Up, Tiger Lily?, 1966) estreia de Woody Allen na direção. Coprodução entre Japão e Estados Unidos, ele dividiu os créditos com Senkichi Taniguchi.

Dividiu a direção mesmo. Tratava-se a princípio de um filme japonês sobre espionagem nos moldes de 007 que a American International Pictures comprou pra distribuir no ocidente.

Quando perceberam que a trama era muito confusa pras plateias norte-americanas, apostaram em Allen para dublá-lo, remontar e acrescentar novas sequencias, o transformando em comédia. O alvo espiões passou de um microfilme para uma receita de salada de ovo.

Em 2002 o comediante Steve Oedekerk fez o mesmo em Kung Pow - O Mestre da Kung-Fu-São (Kung Pow: Enter the Fist). Pura bobagem em prol de algumas risadas.

O que Há, Tigresa? teve a sorte de contar com a belezuras Akiko Wakabayashi e Mie Hama. No ano seguinte elas seriam Bond Girls de verdade em Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice, de Lewis Gilbert).

A sugestão fálica da ilustração dá bem o tom do que se trata. E da facilidade do cinema ianque em adaptar outras culturas ao seu jeito.

O cartoon é um oferecimento Film Forager


4 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Assisti "O que Há, Tigresa?" e achei uma grande bobagem. Vale por se tratar de um Woody Allen totalmente distinto do que se viu nos últimos, sei lá, quarenta anos. Mas não posso negar que há algumas sequências que realmente ficaram engraçadas com a redublagem. E me dói admitir isto, mas eu adoro "Kung Pow".

- Meu nome é Betty.
- Mas Betty não é nome de mulher?

Hilário!

Miguel Andrade disse...

Alex, sim! Mas acho válida a experiência.

Também não tenho vergonha de admitir meu apreço por Kun Pow!

Cristiano Contreiras disse...

Nunca vi esse, acredita? e até que me interesso pela premissa do filme. Meus filmes prediletos de Allen são dois: "Annie Hall" e "Interiores", mas é claro que gosto de outros...

abraço!

Miguel Andrade disse...

Cristiano, Crimes e Pecados está entre meus filmes favoritos. Entre todos.

Related Posts with Thumbnails