20 melhores episódios de Arquivo X

8
Isso não foi fácil! Além de serem 201 episódios e a série ser toda espetacular, ainda tive que lembrar em que disco estava cada um!

Deixei muita coisa de fora , mesmo que a princípio esta seria uma lista com dez. E os eXcers que me perdoem, porque propositadamente deixei de fora os que fazem parte das mitologias da série.

Até pra quem nunca assistiu e quiser conhecer um episódio ou outro tenha sugestões dos meus favoritos, aqueles que me foram marcantes. A maioria são histórias fantásticas semelhantes a Twilight Zone.

A Verdade Está La Fora (Deep Throat E01S01) – Após o piloto, começam com o pé direito investigando um dos mais comuns fenômenos da ufologia. Até eu já vi algumas vezes duas luzinhas que brincam em sincronia no céu.



Terror no Gelo (Ice E07S01) – Claustrofóbico, boa parte da trama transcorre na antártica, com pouquíssimos personagens isolados do mundo. Assim como em O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982 de John Carpenter) , qualquer um deles pode ser portador de um parasita alienígena.



Irresistível (Irresistible E13S02) – Inesquecível o agente funerário com mortal fixação por cabelos e unhas femininas. O ator Donald Addie Pfaster foi tão assustador que retornaria na série 5 anos depois para seu serial killer finalizar o que começou com a Agente Dana Scully.




Nossa Cidade (Our Town E24S02) – Índices alarmantes de loucura e mortalidade entre os funcionários de uma avícola despertem o interesse do FBI. Se você desconfia do que os nuggets são feitos, quando assistir a isso esquecerá de vez deles!



O Repouso Final de Clyde Bruckman (Clyde Bruckman's Final Repose E04S03) – E se no emaranhado de charlatões que dizem prever o futuro alguém realmente tiver esse dom? Tema abordado de forma rara na ficção.




Tímido Demais (2Shy E06S03) – Exibido em 1995, antes da internet ser a febre que é hoje, é sobre um cara (um monstro de baba caustica?) que caça solteironas em salas de bate-papo.





O Lar (Home E04S04) – MEU DEUS! Se bobear o mais repugnante e assustador episódio entre todos. Envolvendo incesto e outras bizarrias mais, acaba e a gente fica alguns minutos de boca aberta!




Corações de Pano (Paper Hearts E10S04) – Através de sonhos repetidos Mulder consegue chegar a um caso de serial killer dado como concluído há muito tempo. Mais uma vez abordam um assunto tido como comum e pouco visto de forma bem desenvolvida no cinema e TV.


Oração para um Morto (Kaddish E15S04) – Judaísmo, intolerância racial com um mitológico Golem assombrando pivetes mau caráter. Isso com atmosfera tenebrosa e requinte cinematográfico.




Vampiros (Bad Blood E12S05) – Durante as temporadas sempre haviam alguns episódios de humor muito fraquinhos e até irritantes, mas não é o caso deste verdadeiramente engraçado! Começa com Mulder cravando uma estaca no peito de um garoto, que depois de morto descobrem possuir dentadura de vampiro de plástico, daquelas vendidas na banca de revista. O capítulo se desenrola com os dois agentes conversando antes de Mulder ir se justificar pelo “incidente” ao FBI, sendo que a mesma história é contada duas vezes pelos díspares pontos de vistas de Mulder e Scully.

O Serafim (All Souls E17S05) – Adolescente com paralisia cerebral morre cega, em posição de oração após ser batizada e encontrar com um suposto anjo. Estranha utilização do catolicismo e seus dogmas, útil para confrontar Scully com sua fé na igreja.




Dirija! (Drive E02S006) – Primeiro vez que se nota que as locações mudaram de Vancouver para a ensolarada Califórnia. Chega a lembrar Cani arrabbiati (1974 de Mario Bava). Homem com dores de cabeça lancinantes usa Mulder como refém para fugir da polícia. Sua enxaqueca diminui se ele estiver em alta velocidade indo para uma direção específica, caso contrário, sua cabeça pode explodir!

Laços de Ternura (Terms of Endearment E07S06) – Mistura de O Bebê de Rosemary de Roman Polanski e Suspeita de Alfred Hitchcock. Muito à vontade, Bruce Campbell é o cara de péssimas intenções com a esposa grávida.





Segunda-feira (Monday E15S06) – Os Agentes Fox e Dana morrem durante um assalto a um banco. Dezenas de vezes a história se repete sendo que a namorada do bandido é a única pessoa que consegue entender o que está por trás do déjà vu e tenta impedir o desfecho trágico.


Milagro (Milagro E18S06) – Poético e macabro, escritor obcecado por Scully a persegue romanticamente enquanto vários cadáveres são encontrados sem coração. Única vez em que o Brasil é mencionado claramente, em referência a um médico de São Paulo que faz operações espirituais.


Sinais e Maravilhas (Signs & Wonders E09S07) – Culto evangélico usa cobras como prova de fé inabalável. Roteiro cheio de lobos em pele de cordeiro tão repulsivos quanto os répteis aos montes.




Todas As Coisas (All Things E17S07) – Dirigido pela atriz Gillian Anderson, a essa altura já calejada de interpretar seu personagem na série por sete anos, é de rara delicadeza. Além de sugerir que os dois agentes transaram, conhecemos muitas pistas de seu passado como “destruidora de lares”, além de precisar jogar no lixo as poucas convicções que lhe restam para salvar um antigo amor.


Cigarro da Morte (Brand X E18S07) – Empresa tabagista esconde dos consumidores que usou novo pesticida que ao invés de matar o inseto o faz se instalar (e se reproduzir aos milhões) no pulmão do fumante. Aflitivo ao cubo!




Risco de Vida (Roadrunners E04S08) – Primor de suspense visto até em poucos filmes. Grávida, Scully vai parar nas mãos de uma seita que utiliza forasteiros para hospedar um verme que acreditam ser a volta do messias.




A Segunda Chance (Redrum E06S08) – Presidiário percebe que ao nascer do sol ele regride um dia. Tentará não só provar sua inocência quanto evitar que sua mulher seja assassinada. O episódio é contado de trás pra frente num incrível malabarismo de roteiro.



Postar um comentário

8Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. O problema é que há muito mais de 20 episódios entre os melhores 20episódios de Arquivo X.

    ResponderExcluir
  2. oh! olha o Machete no último!

    ResponderExcluir
  3. tem muuuito tempo que eu não assisto!!!gostei demais desse guia, me indica por onde (re)começar!

    ResponderExcluir
  4. Refer, exatamente! Por isso só estou escrevendo este post agora, quando não me lembrava mais o título dos episódios.

    Tive a ideia para ele enquanto assistia, mas como eram muitos e para evitar a empolgação do momento, não fui anotando os favoritos. Preferi que a passagem do tempo mostrasse quais realmente ficaram retidos na minha cabeça pela qualidade total.

    Geralmente minha avaliação de algo (filme, série, música, etc.) muda. Pode ser que depois essa lista aumente ou diminua.

    Arquivo X teve um fator "novelinha" (a chamada mitologia) bem forte que costurou toda a série. Começou e acabou três vezes, nem sempre de maneira brilhante.

    Tentei colocar nesse post apenas episódios independentes. Para tentar ser útil não só aos que conhecem o programa e querem trocar figurinhas sobre seus favoritos, mas também para quem gostaria de conhecer e se sente perdido ou com preguiça de se prender às 9 temporadas.

    Como esquecer os sufocantes finais de temporada? Principalmente os da 8ª?

    Mahal, se você tiver fôlego, a série toda é surpreendente. Qualquer um que aparece no post pode ser visto independentemente.

    ResponderExcluir
  5. Ice não é S01E08?

    Ótima lista! Parei a série no meio pra ver outras coisas, preciso recomeçar.

    ResponderExcluir
  6. F., bem comentado! Segui a numeração do IMDB, que estranhamente às vezes é diferente dos DVDs.

    O IMDB diz que o piloto é zero, mas os DVDs não. Como os DVDs têm alguns errinhos, é mais seguro tomar o site como base, além dele estar acessível para todos.

    Por isso é importante o nome original e a figura ilustrativa. Eu tinha errado o número da temporada (na verdade é 01 não 11) de Ice na hora de digitar, só notei isso agora. Obrigado.

    Ah, mas tanto DVD quanto IMDB, Ice consta como sendo o sétimo mesmo.

    Pra mim deu muita preguiça a nona temporada. Mudaram a abertura, e o blablablá do Mulder desaparecido DE NOVO me desanimou, depois de todo o upa com ele sumido nos anos anteriores.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, nunca consegui assistir um episódio de "Arquivo X", mas tomei interesse em conhecer a série quando foi lançado "Arquivo X - Eu Quero Acreditar" - as opiniões sobre o filme foram tão divididas que tanta discussão acabou me despertando alguma curiosidade. São TANTOS episódios que decidi dar prioridade para outros programas com temporadas mais curtas. Um dia eu assisto. Um dia.

    ResponderExcluir
  8. Alex, não assisti ainda esse filme. Na época não dei bola.

    Isso de ter muitos episódios me fez evitar por meses devorar o box. Agradeci ter visto só de relance quando passavam na Fox.

    Muito bom o áudio original e em widescreen a partir da 5ª temporada. Sem falar poder ir parando, falta dos intervalos comerciais, etc.

    ResponderExcluir
Postar um comentário