Semana de cinema no 28

4
O tradicional Clube 28 de Setembro em Jundiaí (SP) passará a hospedar sessões do Cineclube Cineria. De hoje (24) até quinta-feira (26), sempre às 19 horas, ocorrerá uma mostra de cinema sobre a cultura negra.

Serão exibidos curtas e longas temáticos entre documentários e ficção. Entre os curtas metragens estão os trabalhos de Zózimo Bulbul e Ari Cândido, cineastas com visões distintas sobre o mesmo tema.

No último dia, destaco a apresentação de Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971 de Melvin Van Peebles). Filme seminal ao movimento blaxploitation, estranhamente pouco conhecido no Brasil.

Programação completa e outras informações estão disponíveis na página oficial do evento.

[Ouvindo: The Peanut Vendor - Alvino Rey]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Nossa censura da época via o black power como subversão; então, os filmes blaxplotation passavam aqui (vários passaram, vi alguns deles) sem esse viés na promoção.

    ResponderExcluir
  2. Refer, sim, sim, mas nem depois? Tivemos 30 anos pra descobrir isso e há pouco interesse.

    ResponderExcluir
  3. "Depois" seria um anticlímax. Acho que não havia militância ou cultura black no Brasil que justificasse, nem na época nem depois.

    ResponderExcluir
Postar um comentário