Frutos e semente de Dalí

10
Dois posteres de cinema que fizeram referência a In Voluptas Mors, trabalho do fotógrafo Philippe Halsman (imagem ao lado). No de Abismo do Medo (The Descent, 2005 de Neil Marshall) é claríssimo!

Mais interessante o resultado no de O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1992 de Jonathan Demme). Sutil, a caveira aparece nas costas da mariposa.

Para destacar o detalhe, o transformei na terceira imagem do post. Logo de cara é quase imperceptível, ainda mais em tamanho reduzido.

Faz alusão a bizarra forma com que as vítimas do serial killer são encontradas. Está em 16º lugar na lista da Premiere entre "Os 25 Melhores Posteres de Filmes Todos os Tempos"

Datada de 1951, Halsman levou três horas para organizar as sete modelos nuas que formam o crânio. Ele seguiu um desenho de Salvador Dalí, que também aparece na imagem, em primeiro plano.

Seria Dalí um consumidor de literatura pulp? Corpos formando caveira ilustraram a capa da edição número 8 da revista Famous Fantastic Mysteries em 1946.

Não creio que seja copia, a concepção é apenas semelhante. Se bem que pelo que me lembro, na autobiografia de Buñuel ele não poupa o ex-parceiro surrealista de xingamentos e acusações do tipo.

Sendo otimista. Deve ser uma daquelas provas da vulgaridade das ideias, no sentido de que qualquer um pode tê-las.

A capa da revista é um oferecimento Pulpmaster

[Ouvindo: The Robots - Kraftwerk]

Postar um comentário

10Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Acho que Abismo do Medo é um dos filmes mais bacanas dos últimos anos, pena que como sempre a continuação decepcionou.

    Tá com a macaca hein mermão? Tanto esse como os últimos posts estão excelentes.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, obrigado, a macaca e o macaco agradecem! :D

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que essa borboleta aparece primeiro no "Un Chien Andalou", de 1928.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, e eu que NUNCA havia reparado nesse detalhe no poster de "O Silêncio..."? E olha que eu geralmente sou bom observador!

    ResponderExcluir
  5. Também nunca reparei nesse detalhe no "O silêncio dos inocentes",boa sacada.E concordo que Abismo do medo não mereceu continuação,nem me interessei em assistir pois considero o primeiro perfeito,pertubardor e olha que sou claustrofóbico,algumas cenas me deixaram aflito,especilamente no começo do filme.Quando sairá um bom filme de horror novamente?

    ResponderExcluir
  6. Mahal, tem razão. A mariposa é uma referência entre o filme de Demme e o de Buñuel.

    Ricardo, na época do filme eu também não reparei. Só notei quando conheci as fotografias de Philippe Halsman. Tem uma série de fotos da Marilyn bem divertidas dele.

    Dino, isso é difícil deles sacarem perante o dinheiro que as sequencias trazem. Dinheiro e divulgação instantânea grátis.

    Ah, aquele A Névoa é bem legal. Foi o primeiro que apareceu na minha cabeça lendo seu comentário.

    ResponderExcluir
  7. nossa, que coincidencia! faz 20min que eu vi "red dragon". ok, nao eh o silencio dos inocentes, mas... pô! que coincidencia! :P

    ResponderExcluir
  8. Luci, não é mas tem ligação! hahaha

    ResponderExcluir
  9. Os posteres de "Abismo do Medo" e "O Silêncio dos Inocentes" são fantásticos, bem como os trabalhos de Philippe Halsman.

    Em tempo: sempre morro de rir quando vejo gente apontando que o crânio formado por mulheres nuas no poster de "O Silêncio dos Inocentes" é, na realidade, uma mensagem subliminar, relacionando até satanismo nisso tudo. Em sites sobre o assunto pipocam muito essa imagem da mariposa.

    ResponderExcluir
  10. Alex, mensagem bem óbvia pra ser subliminar, não? Haha

    Curto esses sites também para admirar o quanto a mente humana é diabólica em apontar o mal nos outros.

    ResponderExcluir
Postar um comentário