Pelo glamour das coisas simples

14
Quem desconhece o que é rir com o coração precisa assistir a Meu Tio (Mon Oncle, 1958 de Jacques Tati)! Afronta a toda pompa e circunstância que o dinheiro pode comprar.

Essa cena específica em que o casal new rich prepara uma festinha e confunde a primeira convidada com um vendedor de tapetes! A moça dos pés à cabeça com a mais alta costura parisiense...

Detalhe que até desligaram o chafariz de peixe, crentes que se tratava mesmo de um mascate. Só gente ilustre merece ver aquele peixe de metal jorrando água!

Entre as almas livres, Monsieur Hulot (o tio, claro!), o menino e Duque, o daschund de roupinha com padronagem kilt. O melhor momento do dia pro salsichinha é quando anda solto pelas ruas, na companhia de um bando de vira-latas.

[Ouvindo: Never There - Cake]

Postar um comentário

14Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Um clássico de cabeceira. AMO!!!

    ResponderExcluir
  2. Glauco, de se assistir sem parar pro resto da vida! Levanta meu animo.

    ResponderExcluir
  3. 'Meu Tio' é um dos poucos filmes da época que me lembro bem.

    A música-tema versão em português fez um baita sucesso no Brasil, teve várias gravações.

    ResponderExcluir
  4. Refer, olha como os tempos eram outros mesmo. Pro tema de um filme destes ser sucesso aqui...

    ResponderExcluir
  5. Não lembrava. Fui procurar e... Conjunto Farroupilha.

    ResponderExcluir
  6. Me lembro de 'Meu Tio' tocando no rádio com Lurdinha Felix, Regina Célia e Titulares do Ritmo, além da gravação do Conjunto Farroupilha.

    Acho que a mais tocada em São Paulo foi a de Regina Célia, uma cantorinha que tinha sotaque do Brás mais "heavy" que o de Isaura Garcia.

    ResponderExcluir
  7. Refer, caramba! Tantas regravações? Assim que minha conexão melhorar vou tentar achar.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de mandar para ti 'Meu tio' com Regina Célia, por email.

    ResponderExcluir
  9. Achei algo de Regina Célia (não conhecia) e dou graças a Deus pela globalização, que anda arrasando com as grandes panelas sotaquísticas.

    ResponderExcluir
  10. Refer, recebi e já te respondi!

    Letícia, pq? Não ouvi ainda!

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaaaaaaah! Amei... Um primor de ingenuidade. Com os erres e esses super bem pronunciados. "Tem que ser meiga pra ser feliz".

    ResponderExcluir
  12. A Regina Célia fez muito sucesso em SPaulo (fenômeno regional) na fase pré-jovem guarda. Era muito menina, tinha então uns 13/14 anos. Foi seriamente cogitada para comandar o programa Jovem Guarda na TV Record, ao lado de Roberto e Erasmo, até porque ela tem um parentesco distante com Paulo Machado de Carvalho.

    O sotaque cheio de SSs e RRs é típico do Brás e adjacências. Vai ver foi isso justamente o que a afastou da Jovem Guarda. Who knows?

    ResponderExcluir
  13. Refer, mas até as dublagens da época eram assim. Super bem pronunciadas.

    A principio pensei que fosse aquela menininha Maria Regina, sabe? Fiz até um post certa vez.

    ResponderExcluir
Postar um comentário