Garotinha do papai

6
A menininha ao centro, não se trata de uma menininha. Na verdade é o diretor Billy Wilder, que como os pais sonhavam em ter um casal de filhos, o punham de vestidinho, pra fazer par com o irmão.

Colocar roupa feminina em garotos pode ser uma brincadeira comum, mas no caso dos Wilder, pelo registro, era sério e tratado com naturalidade. Posar para fotografias nessa época (provavelmente 1909) era uma grande ocasião em família.

Parece que este hábito de vestir filhos como meninas era hábito no final do século XIX, começo do XX. O escritor Oscar Wilde (1864-1900) vivia igualmente trajado como garotinha vitoriana, com lindos cachinhos e tudo, conforme você vê na imagem ao lado.

Voltando ao diretor indicado 15 vezes ao Oscar (levou 6!), embora registrado Samuel Wilder, sua mãe (que estaria obcecada pela cultura dos EUA) o chamava desde sempre como Billie. Nome que além de soar norte americano, é mais corriqueiro em garotas.

Ele assinou seus primeiros trabalhos dessa forma até se mudar para a terra do Tio Sam e utilizar a grafia que ficou mais conhecida: Billy. O irmãozinho mais velho (vestido como menino) é W. Lee Wilder, que se tornaria produtor e diretor de filmes B.

[Ouvindo: Tentochito – Eddie Marcon]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. E a gente zoando com papai e suas fotos de criança, vestidinho de toureiro e marinheiro. Moda...

    ResponderExcluir
  2. Letícia, de toureiro? haha! Tenho uma no colo do meu pai em que estoud e chapéuzinho de marinheiro. Adoro essa foto!

    ResponderExcluir
  3. Letícia, pensei que eu tivesse escaneado e colocado no Flickr, mas ainda não pelo jeito.

    ResponderExcluir
  4. Se colocou, não lembro, sinceramente, Miguel. Vou lá dar uma olhada em breve.

    ResponderExcluir
  5. Letícia, não coloquei ou sumiu! Vá saber...

    ResponderExcluir
Postar um comentário