“Você sabe quanto custa um Isotta Fraschini?”

4
Devia ser bastante! A ex-estrela Norma Desmod, interpretada por Gloria Swanson em Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950 de Billy Wilder), se enche de orgulho em possuir um carro destes em sua garagem.

Em 1950 ela se gabava em alto e bom som ter custado US$28.000. Esquecida estrela de cinema mudo, deslocada de sua época, a personagem o adquirido em seus tempos áureos, o que nos faz imaginar ser uma boa quantia.

Isotta Fraschini é uma empresa italiana especializada em artigos de luxo, que fez fortuna na fabricação de motores marítimos. Na virada do século passado se aventurou no meio automotivo.

Fez veículos tão chiques que na década de 20 caíram nas graças das estrelas de Hollywood. Suas limosines eram as favoritas de astros como Clara Bow e Rudolph Valentino, e possivelmente Gloria Swanson.

O diferencial deles, dito no roteiro do filme, é que eram artesanais. Enquanto William Holden lamenta o seu carro 50’s ter sido removido por credores, Desmond diz que é bobagem, porque já tem um, “E não é destes feitos de cromo e cuspe. É um Isotta Fraschini!”.

A empresa parou de fabricar carros em 1949, um ano antes de Crepúsculo dos Deuses entrar em cartaz. Pertencia a um tempo ostensivo, porém morto, tal e qual o da protagonista.

a foto do carro é um oferecimento Cars History

Veja também:
Fumando como Norma Desmond


Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Dando uma googleada, descobrimos que, em 1920, $100 valeriam, hoje, $1023. Assim, o Isotta valeria, hoje, $286,440. Preço de um mega carro por lá....

    ResponderExcluir
  2. Daniel, uau! carro de gente rica mesmo.

    O dela tinha até telefone. Nunca entendi como os carros dos granfinos podiam ter telefone antes.

    ResponderExcluir
  3. Com um precinho tão baixo eu até queria um desses pra mim! rsrs...Mas é clássico demais...Não ia durar muito na minha mão..Hehe...
    =1

    ResponderExcluir
  4. Ligadona, comentaram no Facebook que uma miniaturinha já custa uma nota preta!

    Imagina a gente andando num desses por aí? Eu iria encharcar meu cabelo de gomalina antes.

    ResponderExcluir
Postar um comentário