quarta-feira, 2 de março de 2011

De feras e belas todas têm um pouco

Locomotivas foi uma telenovela exibida pela TV Globo em 1977. Bem feliz, a começar pela abertura que você não pode deixar de assistir no player acima, ou clicando aqui.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes, consegui nos undergrounds da web um compacto que a emissora mostrou no seu Festival 15 Anos. QUINZE ANOS!

E a gente pensa logo em emissoras como a do Bispo, com fixação em superar a Globo, mas em 20 ainda não produziram nada que chegue perto. Podiam começar colocando gente que entende de show business na administração.

Originalmente do horário das 19 horas, assisti Locomotivas numa bizarra reprise às 18 horas em 1986. Tudo o visual 70’s já estava bem marcado, como franjinhas bem curtas, cílios postiços.

A trama girava em torno de Kiki Blanche (Eva Todor) , vedete aposentada dona de salão de beleza, aliás, instituto de beleza. Ela tem uma filha biológica (Aracy Balabanian) e três adotivos.

Entre os adotivos está Lucélia Santos, malvadinha, malvadinha. Recém-saída de Escrava Isaura, pediu para não ser a mocinha da histórica.

Invejando a irmã mais velha, rouba-lhe o namorado. O que ela nem desconfia é que se trata de um caso a lá Jack Nicholson, que só descobriu adulto que sua mãe era na verdade avó, portanto, a irmã mais velha é sua mãe biológica.

Feinha, mas muito carismática, a eterna escrava branca da obra de Bernardo Guimarães, foi um estrondoso sucesso. Daqueles de lançar moda e tudo entre as telespectadoras.

Outro destaque do elenco é Mírian Pires bruaquíssima como a mãe possessiva do galã (!!!) Denis Carvalho, também diretor da novela. Com três mulheres à volta do filho, ela vai ter muita dor de cabeça.

Namorado a princípio da personagem da saudosa Thaís Andrade (também filha de Kiki), ficará balançado pela riquinha Elizângela, a qual conhece salvando de um afogamento na praia. Edipianamente acabará com a vizinha muito mais velha Ilka Soares.

Segundo o Dicionário da TV Globo Vol. 1, a concorrente Tupi reconheceu o sucesso da trama ao publicar um anúncio nos jornais em agosto de 1977. Dizia: “A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde Locomotivas”.

No meio, as filhas da ex-vedete (mais a amiga Elizângela) reuniram todo o elenco para festejar o aniversário da mãe. Fizeram um pocket show relembrando os velhos tempos do teatro rebolado.

Com direito a Balabanian em colante de lantejoulas e tudo! Assista no player acima ou clicando aqui.

[Ouvindo: Inside Seka - Carl's Cabana]

14 comentários:

Tchia Deslogada disse...

Eu parava pra assistir a abertura, adorava ver os caras maquiando a fia. E daí levantava e corria em "câmera lenta" em direção à TV e... PÓF!... dava um soco na tela. Até o dia que levei uma coça antes que quebrasse a dita cuja...

Miguel Andrade disse...

Tchia, e quem nunca? hahaha

mas era gozado como pais de antes ficavam mandando tomar cuidado pra não quebrar o vidro da TV. Nunca soube de alguma criança que quebrou.

Leticia disse...

Lembro (eu tinha acabado de cair no RJ) o furor dos novos cabelos por conta da personagem de LS. Os cabelos, as bolsas transparentes com detalhes dourados, o batonzão vermelho-gliter.
Até nisso a Globo inovou. Depois dessa vanguarda toda caímos na jequice de Saturday Night Fever, com aqueles cabelinhos na escova, pra forinha. Hirc!

Miguel Andrade disse...

Letícia,vestidinhos de babados! Uma das minhas memórias mais antigas.

Leticia disse...

Exactly!!!! Dava um efeito quando você rodava nas pistas... Nhé!

Miguel Andrade disse...

Letícia, hahahah! Rodar na pista com sandalinha de salto, presa com tiras ao tornozelo.

Ricardo A.M. disse...

Mas comentários sobre a moda das moças à parte, eu quero mesmo é saber ONDE eu consigo assistir o compacto que você viu! Onde tem? Onde? Onde? (Sim, eu sou noveleiro... Quer dizer, não sei se você percebeu.)

Miguel Andrade disse...

Ricardo, taca no Google. Sinceramente não lembro mais onde foi.

Fechei o blog correndo pra não me soterrar de mais downloads. Já tenho uma lista gigantesca pra cumprir.

Mahal disse...

Eu tenho a trilha sonora em vinil, hohoho!Tem Rita Lee,(que reaproveitou uma música que ela não gravou e encaixou no tema da novela.), Hermes Aquino, Azimuth.

Miguel Andrade disse...

Mahal, só achei a trilha internacional pra baixar. Que por sinal, é cheia de hits também.

DAVI VALLERIO disse...

Gente,sse blog pra quem tem paciencia de baixar tem tudo que é novela http://clubeprivado.blogspot.com/
Assisti a reprise de 86 de Locomotivas,se não me engano, foi entre SINHA MOÇA e Direito de Amar.Já ouvi uma historia mas nao sei direito,que a Globo teve que reprisar Locomotivas as seis por conta de uma greve dos funcionarios reivindicando horas de trabalho,alguma coisa nesse sentido.Nao lembro onde eu li,mas era algo sobre carga horaria.
Miguel,da uma procurada tb um dia desses num desses youtubes da vida,que postaram um capitulo de Feijao Maravilha.Outra novela mara,toda referenciada nas chanchadas da Atlantida,com direito a Eliana e tudo (acho que foi a unica novela que a fofa participou)

Miguel Andrade disse...

Davi, lembro bem de Feijão maravilha no vale A Pena Ver de Novo.

Até comentei a respeito nos comentários deste outro post aqui:

http://cidadaoquem.blogspot.com/2011/02/lenda-da-radio-fantasma.html

Vê se você também não se lembra do Sombra.

RFernan disse...

Essa novela que acabou, Tititi, faz lembrar os velhos tempos das grandes novelas cômicas. O final foi meia-boca, mas no todo foi sensacional.

Miguel Andrade disse...

RFernan , não tenho mais paciência ´pra ver novela, mas ouvi ótimos comentários sobre ela.

Related Posts with Thumbnails