Hitchcock em Bedrock

2
Alfred Hitchcock estava no auge da popularidade em 1961. Psicose (Psycho) no ano anterior tornou-se sua maior bilheteria e era um simpático conhecido dos lares americanos graças ao programa televisivo Suspense (Alfred Hitchcock Presents 1955/1966).

Natural que fosse homenageado na série Os Flintstones naquele ano. Fred o Detetive (Alvin Brickrock Presents), quarto episódio da segunda temporada, brinca com todos os clichês policiais difundidos pelo gorducho.

Fred e Barney se postam sentados à frente da janela para acompanhar a briga dos novos vizinhos, senhor Alvin Brickrock e esposa. A referência a Janela Indiscreta (Rear Window, 1954) é óbvia.

O espetáculo falha quando os vizinhos fecham a janela com cortinas. Logo depois, o baixinho com ar esnobe aparece na casa dos Flinstones para pedir uma pá emprestada.

Fred, viciado em revistas de histórias policias, não demorará a desconfiar dos hábitos soturnos de Brickrock. Ainda emprestou sua pá, portanto, poderá ser acusado de cúmplice!

Revistas pulps, com contos policiais, eram bastante populares na época inclusive no Brasil. Havia a X-9, Detetive e muitas outras, inclusive uma endossada por Hitchcock, claro!

O desenho tem momentos bem engraçados como quando Fred e Barney ficam diante de um baú, onde estaria o suposto corpo da vizinha. Cada qual bate em um lado, ficando com a impressão de que alguém está respondendo dentro dele.

Pode parece estranho um tema forte como assassinato passional numa animação, mas a “família da idade da pedra” era exibida em horário nobre. Outro sintoma disso percebe-se nos diálogos, como quando todos estão jogando baralho.

Fred: Barney, o que você faria se ficasse só com uma rainha?

Barney: Não sei! Isso dependeria da hora em que o rei vota-se pra casa!

Há alguns indícios da época em que foi produzido por algum tom politicamente incorreto, como a Wilma chamando o esposo de chefe da casa. Também não se indignam muito pela violência doméstica que ocorre na casa ao lado, pelo contrário, tratam como espetáculo.

Fora do You Tube, o episódio está incluso no box com a segunda temporada completa distribuído em DVD pela Warner. Dá pra caçar outras celebridades, como Rock Hudson (rebatizado Rock Quarry) deixando Betty e Wilma DOIDAS no sexto episódio.

[Ouvindo: Corcovado – Everything But The Girl]

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário