quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ela lutou a favor da homofobia e...

Entendendo esse vídeo: Na década de 70, toda a revolução sexual e conquistas de direitos civis foi trampolim para pessoas decadentes como Anita Bryant. Ex-cantora e rainha da beleza, ela vivia de fazer comerciais.

Virou uma ferrenha opositora ao movimento gay, sempre se escondendo atrás da bíblia para justificar seus mais baixos conceitos perante o semelhante. Principalmente em 1977 quando entrou em luta para que uma lei que tornaria a homofobia crime seja revogada.

Embora pareça o contrário, apenas uma minoria gay vive pra fazer apenas ai ai ai, ui ui ui. E a Ilustríssima Bryant ganhou o presente que se vê no vídeo.

Diante das câmeras agradeceu ser “pelo menos torta de frutas” e preferiu orar pela alma do agressor a vê-lo sendo punido pelos seguranças. Depois, seu marido pagou o manifestante na mesma moeda.

Enfim, de forma inteligente, todos os manifestantes promoveram um boicote aos produtos que ela anunciava. Isso com o apoio de artistas como Jane Fonda, Barbra Streisand, Bette Midler, John Waters e Mary Tyler Moore.

Anita Bryant se ferrou de verde e amarelo, ou melhor, de vermelho e azul! Perdeu pelo menos o principal contrato, com um poderoso fabricante de suco de laranja.

Agora que o Brasil discute a criminalização da homofobia, e ratos de toda espécie se posicionam contra, vislumbrado a perda de toda sorte de benefícios próprios, é de se pensar sobre isso. Não defendo de forma alguma qualquer tipo de violência, mas também é duro de engolir a omissão principalmente dos principais interessados.

Poderíamos, por exemplo, começar um belo boicote aos produtos anunciados por figuras reconhecidamente homofóbicas como Claudia Leitte (Guaraná Antarctica, tinta de cabelo), a emissoras de TV que vendem espaço ou dão voz a figuras nefastas como o pastor Silas Malafaia, etc. Também ajudaria bastante se os usuários gays (e/ou inteligentes em geral) de Internet não promovessem chacota a seus semelhantes efeminados em vídeos.

Apenas a passividade política/social é digna de escárnio. Não deixe de assistir ao vídeo!

16 comentários:

Rafael Cardoso disse...

esse dias, alguém postou essa mesma foto dela com a cara lambuzada naquele forum "ato anti-homofobia" no facebook e várias pessoas não sabiam de quem se tratava.

Mas entenda, não estou recriminando quem não sabia do episódio, não se trata de uma obrigação e nem todos que desejam aderir uma causa precisam, já de cara, ter todo conhecimento histórico político, mas há uma série de coisas a se fazer e os atos não podem se limitar a passeatas, infelizmente.

Abraço

Miguel Andrade disse...

Rafael, claro! Por isso acho importante esclarecer as coisas.

Gastão disse...

Tô nessa contigo, Miguel.

Miguel Andrade disse...

Gastão, só sentindo o peso no bolso a "sociedade" vais e ligar! ;)

Fabulastic disse...

A Anita é o meu ódio de estimação.

Não sei se no Brazil tinha o mesmo nome, mas aqui havia uns livros para crianças chamdos »Anita» que mostravam uma menina muito senhora de si, muito cristã, dona de casa de perfeita e mais todos os clichés que se lembre.

Sempre achei que essa Anita quando cresceu se tornou na Anita Bryant...

Miguel Andrade disse...

Fabulastic, não há no Brasil os livros da Anita! Mas trouxe uns daí.

Ja fiz um posts a respeito da Anita:
http://cidadaoquem.blogspot.com/2008/07/primeiros-passos-do-glamour-anita-uma.html

Ainda não tinha associado uma à outra! Hahaha!

Glauco disse...

Essa cena faz parte do belo documentário For the Bible Tells Me So, e foi nele que a conheci. Para mim, foi de grande impacto.

Miguel Andrade disse...

Glauco, vi pela primeira vez em outro documentário. E também me impactou bastante.

Impactou e me fez pensar o quanto estamos alheios a esse tipo de cretino!

Leo disse...

Tem tanta gente merecendo torta por ai, que ia faltar chantily.

Miguel Andrade disse...

Leo, e eu pensei exatamente no mesmo! Não acho que isso resolva nada, mas pelo menos dá um alerta de que nem todo mundo é idiota pra engolir qualquer merda demagógica.

Refer disse...

Sou fã de Anita Bryant, tenho vários LPs dela, inclusive um autografado.

Agora, podem jogar tortas em mim. :)

Miguel Andrade disse...

Refer, uuuuuuuuuuUUUUUUUUHHHH!!!

qualquergordotemblog disse...

No "Milk" do Gus Van Sant se não me engano há uma referência à ela, mas não lembro se tinha essa cena da torta. Pior que esse povo só se manca quando sofre no bolso mesmo.

Miguel Andrade disse...

qualquergordo, não assisti a Milk ainda...

Pois é! Mas me incomoda também a falta de sensibilidade com a vida alheia.

Se algo não me atinge, que se dane todo o resto.

Fabulastic disse...

E por falar em homofobia. O Primeiro Ministro italiano Silvio Berlusconi acabou de ser indigitado pelos crimes de sexo com menores, favorecimento de prostituição e abuso de poder. Ao que parece teve sexo com uma prostituto menor de idade e tentou comprar a polícia para salvar a pele.

Hoje numa conferência de imprensa disse em sua defesa:

«Como todos os Italianos sabem é melhor olhar para uma menina jovem do que ser gay.»

Miguel Andrade disse...

Fabuslatic, esse escroto parece ter pacto com o capeta! Nada o derruba...

Related Posts with Thumbnails