quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Versão brasileira: Pegadinha!

Quem nunca tropicou em Charada (Charade, 1963 de Stanley Donen) em DVD? Existem no Brasil (e provavelmente no mundo) dezenas de edições distintas!

Há uma explicação! O filme está em domínio público, não é de ninguém!

Por descuido, o filme já estreou sem dono, embora o produtor executivo seja o diretor Donen. Esqueceram de incluir em seus créditos o aviso de "Copyright", "Copr". ou "©", conforme era exigido por lei nos EUA até 1989.

Qual distribuidora fundo de quintal não quer ter em seu catálogo uma produção estrelado por Cary Grant e Audrey Hepburn? Só pra dar aplomb.

E nessa chuva de versões, muito azar o meu ter levado pra casa logo o da tal Red Sun. Fullscreen e com áudio apenas DUBLADO!!!

Não sou cego. Li que era dublado na capa, em letras brancas garrafais, mas na contracapa indica que o áudio é inglês/português, além das legendas nos mesmos idiomas.

DVDs têm que vir dublados para analfabetos e pessoas com dificuldade de enxergar. Graças a Deus, não estou em nenhum destes casos.

Pelo menos é uma dublagem antiga, daquelas com cheirinho radiofônico. Típicas da Sessão da Tarde, com palavras rápidas e “erres” e “esses” pronunciados corretíssimos.

Agora, convenhamos que é bem irônico descobrir qual edição presta. Uma charada!

Veja também:
Rocambole 60’s


[Ouvindo: In The Mood – Perez Prado And Shorty Rogers]

11 comentários:

Flavimar disse...

Tanta edição perdida por aí e eu não tenho a minha...

wesley disse...

Eu sou suspeito, mas curto muito esse filme, a minha versão é mais moderninha e com legendas e audio. Um filme sessão da tarde!

Miguel Andrade disse...

Flavimar, enrolei pra comprar exatamente por causa da fartura. E caí do cavalo!

Wesley, mas qual é o nome da distribuidora do seu?

Leticia disse...

Não sei, Miguel mas eu usaria o critério do tamanho da fonte para "DUBLADO". Quanto maior...

Miguel Andrade disse...

Letícia, faz sentido! hahahaha Pior que me avisaram: "Vai levar isso? É dublado"

E o burrinho teimoso levou mesmo assim! :(

Leticia disse...

É a vida. Faz parte. Logo logo voc~e encontra um melhor.

Miguel Andrade disse...

Letícia, mas como vou adivinhar? Me avisaram ontem no twitter que a da Classic Line é ok! Mas não pagaria 30 paus num filme que nem copyrights tem.

Leo disse...

Minha versão é bem boazinha, da "New Line Home Vídeo". É legendada e o formato da tela é letterbox. Acho que a da classicline é fullscreen. Sem contar que acho a classicline mto sacaninha.

Adoro este filme. :)

Miguel Andrade disse...

Leo, classic line é totalmente sacaninha!

Vou ficar de olho nessa sua!

Leo disse...

Diz que na versão americana do dvd refilmagem com o Mark Wahlberg e a Thandie Newton (não me lembro do nome de jeito algum) resolveram botar o original como extra, já q não precisava pagar nada mesmo. Não faço idéia se isso aconteceu aqui, provavelmente não. Esse filme deve se achar a preço de chiclete por ai, seria uma boa.

Miguel Andrade disse...

Leo, olha que nunca ouvi falar. Ou não me lembro desse remake.

Related Posts with Thumbnails