R.I.P. Blake Edwards

8
Faleceu hoje (16), Blake Edwards. Cineasta, escritor e produtor norte-americano, estava com 88 anos.

Um dos casos raros em Hollywood em que o artista consegue manter seu estilo, embora trabalhando sob normas rígidas dos estúdios. Seu auge foi na década de 60 com comédias em tons pastel, com trilha sonora de Henry Mancini.

Não dá para dissociar seu nome do de Peter Sellers, ator com que trabalhou na cine-série A Pantera Cor De Rosa e em Um Convidado Bem trapalhão (The Party, 1968). Outro trabalho marcante foi Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961).

Impregnou com seu jeito a adaptação do romance barra pesada de Truman Capote, o que poderia ter gerado polêmica. Ao contrário, conseguiu um clássico que ajudou a imortalizar sua protagonista Audrey Hepburn.

Deixa viúva a atriz Julie Andrews, com quem estava casado desde 1969. Dirigiu a esposa em Victor ou Vitória de 1982, sua espantosa única indicação ao Oscar.

A Academia o agraciou com um prêmio honorário em 2004, num dos momentos mais engraçados da cerimônia de todos os tempos. Típico de seus filmes, apareceu no palco todo engessado até que cadeira de rodas ficou descontrolada e foi de encontro ao cenário!

[Ouvindo: Klump Thump – Teddy Lasry]

Postar um comentário

8Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Nesse mundo ninguém é insubstituível, mas existem exceções...

    Grande Blake Edwards, jamais haverá outro igual.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, minha mãe sempre me disse isso. De que ninguém é insubstituível.

    Sempre achei exatamente o contrário.

    ResponderExcluir
  3. AMO AMO AMO The Party,mas preciso confesar,morro de vergonha,mas acho essa Bonequinha de Luxo uma chata...preferia mil vezes que fosse a Marilyn,como disseram que ia pra ser...Audrey de garota de programa,com aquela magreza e roupinhas elegantes e o tal negocio...funciona mais pra bixa gostar do que propriamente os consumidores de tais servicos

    ResponderExcluir
  4. Davi, com Marilyn seria outro filme, com certeza.

    Ah! Hahahahah!!! Mas a graça está neste estranhamento mesmo.

    ResponderExcluir
  5. E ele esculhambou Hollywood em S.O.B. (Son Of a Bitch). Botou até a própria mulher com os peitos de fora no filme (imagine Mary Poppins de topless). Acho até que depois disso ele ficou um tempo esquecido. Não lembro bem de filmes deles pós-1983

    ResponderExcluir
  6. qualquergordo, acho engraçado carreiras que atravessam gerações. Poucos ali deviam entender dos meandros de Hollywood como ele.

    ResponderExcluir
  7. Para mim, a abertura de Bonequinha de Luxo é uma das melhores coisas do cinema.
    http://www.youtube.com/watch?v=yDddAKtELZ8

    ResponderExcluir
  8. Refer, sim! Sim! Sim! Diz muito apenas com imagens... Como o cinema deve ser!

    ResponderExcluir
Postar um comentário