Drácula 100% made in Brazil

6
Separados na maternidade da Transilvânia! Cristopher Lee e o brasileiro Paulo Villaça!

Tão parecido com o inglês que ele foi o nosso Conde no episódio “Drácula Não Morreu” do seriado Armação ilimitada em 1988. Pena que o pessoal da maquiagem se esforçou bastante para desfazer a similaridade!

Villaça ta muito mais Christopher Lee em O Bandido da Luz Vermelha (1968 de Rogério Sganzerla ) do que aqui! Que sobrancelhas são essas, minha gente?

Pode parecer mais vampiresco também em Os Embalos de Ipanema (1978 de Antonio Calmon). A tiazona se esbaldando nos encantos juvenis de André de Biase, por coincidência (?) o mesmo Lula de Armação!

No começo, Luiza Tomé (futura Teuda e Manteúda do Seu Modesto Pires) corre de uns huskies siberianos (lobos?) em noite de lua cheia. É O mote do episódio, quando Lula e Juba (Biase e Kadu Moliterno) são contratados por misterioso empresário para encontrar a garota.

Enquanto isso, Zelda Scott (Andréa Beltrão) parte para Sensilvania a fim de fazer reportagem sobre clínica de emagrecimento que promete milagres. A intrépida reportar do Correio do Crepúsculo descobrirá que Lobo Cordeiro, dono da clínica, não é quem parece ser.

Há momentos bons como a participação da Enriqueta Brieba. Ela é Agatha Van Helsing, neta do lendário caçador de vampiros, e será responsável por equipar o pequeno Bacana (Jonas Torres) com as armas necessárias (água benta, estaca, etc.), que como cabe às sátiras, não irão surtir efeito.

E para não haver dúvidas da inspiração Hammer, ela mostra o retrato do vovô na parede. É Peter Cushing, ator que foi Van Helsing, algoz de Christopher Lee, em vários filmes da produtora inglesa!

Uma das marcas do programa era a brincadeira com os clichês televisivos. Produções da Hammer eram reprisadas á exaustão pela TV do Brasil naquela época, embora a trilha sonora utilize músicas do Drácula de 1978, com Fank Langella.

Além da péssima maquiagem que usaram em Villaça, “Drácula Não Morreu” pertence ao último ano da série, sofrendo com o desgaste de idéias dos roteiristas. O desfecho mesmo dá pena, com o bebê da Ronalda Cristina (a loba Catarina Abdala) resolvendo facilmente tudo com seus poderes sobrenaturais.

Não está entre os nove episódios incluídos no DVD duplo lançado pela Som Livre . Mania da TV Globo de comercializar suas produções picadas, capas e menus feios, bônus irrisórios, ao invés de boxes caprichados como as majors norte-americanas fazem.

[Ouvindo: Stop The Dams – Gorillaz]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu adorava Armação Ilimitada. Alguma chance de aparecer no Viva? Abs.

    ResponderExcluir
  2. Marco, bem provável! Se reprisou no Multishow...

    TV Pirata também passava no Multishow e agora estará no Viva.

    ResponderExcluir
  3. Ronalda Cristina? É esse o nome?

    Cara, é quase o feminino improvável de Cristiano Ronaldo, o boleiro infernal da seleção portuguesa!

    ResponderExcluir
  4. Um dia, vamos descobrir que 'Armação Ilimitada' passou em Portugal e inspirou a mãe do Cristiano Ronaldo.

    :D :D

    ResponderExcluir
Postar um comentário