Astro Boy de metal, carne e osso

5
Nem Astro Boy (Tetsuwan Atom/鉄腕アトム), quem diria, escapou de ter uma versão live action em seriado! Produzido em 1960, é anterior ao seu festejado anime.

Deve ser bem pouco conhecido até no Japão, porque só no ano passado começou a ser comercializado em DVD. Dos 65 episódios, apenas 58 sobreviveram ao tempo.

O menino robô, a mais célebre criação de Osamu Tezuka, surgiu no começo da década de 50 em mangá. Na década de 60 virou um dos primeiros seriados em animação do Japão, o primeiro a ser considerado “animé”.

Com o sucesso estrondoso em seus país, foi o produto do gênero pioneiro a ser exportado. Tezuka é conhecido e reverenciado como “Deus do Mangá”, e isto não é exagero algum.

Responsável pela criação de muitos conceitos utilizados até hoje, seus trabalhos são apontados como seminais da milionária indústria nipônica. Olhos grandes dos personagens(para expressar sentimentos de forma clara), traços apontando movimento brusco ou cabelos estilizados com pontas, tudo coisa dele.

Transformado em live action, parece evidente que Astro Boy foi inspirado no Mickey Mouse, com as orelhas adaptadas. O “Deus do Mangá” jamais negou a admiração por Walt Disney, embora seus herdeiros tivessem reclamado quando encontraram muitas semelhanças entre O Rei Leão (The Lion King, 1994) e Kimba, O Leão Branco.

Há um episódio inteiro no You Tube (assista clicando aqui) em áudio original. Lembra bastante os seriados de aventura feitos por Hollywood na década de 40, com vilões caricatos de máscara,criancinhas em perigo e o herói surgindo nos últimos minutos, quando parece que a situação não tem mais jeito.

Os poucos minutos da abertura seriam a estréia do herói em animação. Em 2009, Astro Boy virou um malfadado longa em computação gráfica, produzido pelos americanos.

Veja também:
Perigos do fogo por Osamu Tezuka


[Ouvindo: Anlamazdın – Ayla Dikmen]

Postar um comentário

5Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Muito interessante! Eu realmente nunca tinha ouvido falar da existência disso.

    O garoto vestido com essa roupa é uma coisinha estranha, viu.

    ResponderExcluir
  2. "Semelhanças", tchio?? O Rei Leão da Disney é um plágio descarado do Kimba. Não disfarçaram nem o nome do bichinho. o_o

    ResponderExcluir
  3. Tchia, nunca assisti nem um nem outro. Por isso fui cauteloso!

    Não sou blasé, achei que o menino ficou engraçadinho! rs

    ResponderExcluir
Postar um comentário