Perigos do fogo por Osamu Tezuka

4
Série de cartazes educativos produzidos por Osamu Tezuka para uma exposição em 1979. Whorkaholic, provavelmente possuem o traço do mestre.

Considerado pai do mangá moderno, definiu os padrões estéticos identificáveis até hoje no gênero. Ainda foi o primeiro a bancar a loucura de se fazer desenhos animados (Astro Boy, cyber primo nipônico do Mickey Mouse) curtos para a TV de seu país.

Outra coisa ímpar em seu trabalho era a noção de cast. Apaixonado por filmes de Hollywood, ele encarava sua galeria de personagens como se fossem atores.

Assim, a gente reencontra alguns deles em suas obras, em papéis distintos. Celebridades tão reais que estrelam anúncios como estes.

A idéia pode ser banal hoje em dia, mas nem sempre foi assim, claro. Há outros cartazes sobre cuidados com fogo no Pink Tentacle.

[Ouvindo: I'm Goin' To Memphis - Percy Wilson & Group]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Lembro de um desenho que o Maurício de Sousa fez dos personagem da turminha consolando o Astro Boy, a Saphiri e o Leão Branco quando da morte do Osamu. Bonito. Também fez uma homenagem ao Will Eisner com o Penadinho vestido de Spirit

    ResponderExcluir
  2. Qualquergordo, somos dois! também lembro. Conheci Tezuka graças a este "anuncio".

    Não sou da geração que via O Cavaleiro e A Princesa na TV. Mas enfim...

    Tio Maurício tem muito de Osamu. E o brasileiro é citado na biografia oficial em mangá dos estúdios Tezuka.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que consta na biografia do Osamu, esse leão do anúncio foi desenhado e acabou saindo dessa cor porque a lâmpada da mesa dele era amarela, e ele não percebeu a falta dessa cor enquanto desenhava. Acabou gostando da idéia e fez uma série de quadrinhos com um leão branco, Kimba.

    ResponderExcluir
  4. Koppe, não lembrava disso na biografia dele. Legal!

    ResponderExcluir
Postar um comentário