Multimídia por natureza

5
Colcha de retalhos pulp, O Escorpião Escarlate (1990 de Ivan Cardoso) faz com que volta e meia esbarre em suas referências. O vilão que dá nome ao filme mesmo é evidente primo tupiniquim desse “Escorpion de Oro”.

Que por sua vez dava dor de cabeça ao Capitan Maravillas, na verdade o Capitão Marvel. Sem esquecer que no filme do Cardoso ainda aparece a reencarnação brasileirinha do Fu-Manchu.

A década de 40 originou uma galeria hilária de super-heróis e vilões muitos agora esquecidos, mas que tiveram seus tempos de glória nos seriados cinematográficos, quadrinhos e rádio. Sugestão para a reciclagem de malvados na tela:

Doctor Satan e sua indefectível máscara de... Tricô?

Bem aventurado seja o criador da malha de poliéster. Devia ser mais difícil tentar dominar o mundo com uma máscara de tricô.

As capas foram generosamente postadas antes no El Desván del Abuelito

[Ouvindo: Groove Is In The Heart - Deee-Lite]

Postar um comentário

5Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Pára tudo! Quê isso? Tião Macalé?

    Fu Manchu num era pai do Shang-Chi, o mestre do Kung Fu?

    ResponderExcluir
  2. Tchia, nojento!

    A legendinha em inglês não faz jus ao diálogo: "Puta que pariu! O escorpião Escarlate"! Ahá

    Fu Manchu é um vilão chinês mega, hiper, ultra utilizado antigamente. De Boris Karloff a Christopher Lee, todos foram alguma vez na vida Fu Manchu.

    ResponderExcluir
  3. o Tchia está certo na década de 1970 a Marvel queria adaptar a série Kung Fu com David Carradin (boatos dizem que o papel cabia a Bruce Lee, mas não aceitaram um chinês protagonista), isso seria impossível já que a série era da Warner (que já era dona da DC), a Marvel possuia a licença do Fu Manchu (naquela época Marvel e DC tinham licença de vários personagens pulps: Conan, Tarzan, O Sombra, Doc Savage etc...)

    a solução foi encomendar um personagem que lutava Kung Fu, o herói Shang Chi, o Mestr do Kung Fu era o filho do Fu Manchu.

    inicialmente Shang Chi tinha fisionomia inspira no Carradine, depois se espelharam no Bruce Lee (que é o verdadeiro chinês).

    http://www.universohq.com/quadrinhos/entrevista_starlin_pt01.cfm

    http://www.sobrecarga.com.br/node/view/3734


    http://www.universohq.com/quadrinhos/entrevista_starlin_pt01.cfm

    ResponderExcluir
  4. atualmente a Marvel não possui mais a licença do Fu Manchu, o pai de Shang Chi é chamado de Sr. Han (nome do vilão do filme Operação Dragão).

    outro herói que aproveitava da fama dos filmes foi Luke Cage, o herói blaxploitation da Marvel e que atualmente tem visual de um rapper careca (assim como os outros heróis negros da DC, Raio Negro e John Stewart que nos anos 70 ostentavam um black power).

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, pela variedade de intérpretes, pensei que Fu Manchu não tivesse dono.

    ResponderExcluir
Postar um comentário