Voodoo nem sempre é pra jacu

6
¡Ay, caramba! La santería! Traduzindo aos norte-americanos, vira voodoo, a milenar arte levada ao Novo Mundo pelos escravos africanos.

Voodoo Suite, disco de 1954, é sem vergonha nenhuma, macumba pra gringo ouvir. Mas só a primeira faixa (que dá nome ao LP) lembra ritos religiosos, no resto (o tal "plus" da capa) temos muito suingue latino incluindo versão da manjada In The Mood de Glenn Miller.

Bem ao gosto da classe média daquele tempo, ainda sobe o impacto da latinidade que botou pra dançar a América certinha dos anos 40. Caíram os balangandãs, ficou o ritmo exótico.

Mas olha que tem pedigree! O cubano Perez Prado, considerado grandiosamente como “Rei do Mambo”, é autor das músicas célebres Patricia e Mambo No. 5, regravada em 1999 por Lou Bega da forma mais grudenta possível.

A crítica da época, que dá pra ler em inglês neste endereço, se encantou com o frescor de Voodoo Suite. Comparou a uma inventiva “jam season” celebrando a “união de ritmos primitivo-americanos a uma espécie de poema de jazz em tom Africano.”

Graciosamente, dá pra saber mais no Thrift Shop Audio. Com direito aos tradicionais chiados do vinil e tudo.

[Ouvindo: Call Me – Nancy Sinatra]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. É a Ruth de Souza na capa do disco?

    ResponderExcluir
  2. Glauco, poderia ser... Não tinha reparado na semelhança! Hahaha

    ResponderExcluir
  3. Levando em conta que ela andou pelos os Estados Unidos, se não me engano entre 49 e 50, graças a uma bolsa de estudos para estudar teatro. Quem sabe...

    ResponderExcluir
  4. Glauco e tem o lance do Cangaceiro também, né? Pode ser!

    ResponderExcluir
  5. A repercussão internacional de O Cangaceiro e Sinhá Moça (neste, ela está no elenco) podem ter alguma influência mesmo.

    Off, vi isso aqui e lembrei de você: http://joaninhasraras.blogspot.com/2010/09/x-rated-ambition-traci-lords-story.html

    ResponderExcluir
  6. Glauco, jurando que ela está em O Cangaceiro com a Vanja Orico... Confundo muito estes filmes de cangaço.

    PUTZ!!! Eu quero esse doc! Valeu!

    ResponderExcluir
Postar um comentário