Não faça questão de saber

2
Graciosos créditos iniciais de Quem É Esta Garota? (Who's That Girl, 1987). Remete às comédias tipo Blake Edwards, quando desenhos nos levavam até o ponto em que os personagens se encontram no começo da ação.

E é só o que presta, viu? Principalmente porque a personagem principal, interpretada por Madonna, é MUITO CHATA!

Muito longe da adorável maluqueira sem rumo de Procura-se Susan Desesperadamente (Desperately Seeking Susan, 1985). Aquele ela parece uma cretina qualquer bancando a esperta.

Com voz infantilizada irritante, se acha a rainha da cocada preta porque é mal educada, veja só! Cheguei até o final porque não sou de deixar filme pela metade e sadicamente pra ver até onde aquilo tudo ia.

Não sei onde começou (talvez com o sucesso de Star Wars?), mas a década de 80 flertou bonito com os anos 30. Não só no cinema (Flash Gordon, Indiana Jones...), até as ombreiras, imortalizadas nos figurinos e Joan Crawford, voltaram à moda.

Existem elementos óbvios das comédias malucas (screwball comedy) da época nos filmes do começo da carreira de Madonna. Levada da Breca (Bringing Up Baby, 1938, Howard Hawks) é a referência mais clara neste de 1987.

Entre as coisas fora do lugar, está o felino selvagem (alusivo ao comportamento desregrado da mocinha), bem mal explorado. Como toda “cópia”, preservou-se apenas o que é estridente.

[Ouvindo: La Gloria – Gotan Project]

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Nunca tinha parado pra pensar que as ombreiras eram coisinhas tão 30's =O

    Esse é o tipo de filme que a gente tem vergonha de assumir que gosta! Ruinzinho que só, mas fez parte da minha infância 90/00 na sessão da tarde. Me fazia refletir bastante: "Pq a voz da Madonna é diferente quando ela canta?" Junto com "Como os CDs podiam ser 'ao vivo'" e os "caixas eletrônicos sem atendente" formavam as 3 dúvidas da minha existência.

    ResponderExcluir
  2. Pri[s], mas eu já tinha visto na Sessão da Tarde.... Mas a voz dela verdadeira, não a dublagem, me irritou muito. Detesto adulto bancando o idiota.

    Uai, não tem dentro dos caixas eletrônicos freiras anãs super prestativas? Sempre achei que tivesse.

    ResponderExcluir
Postar um comentário