quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Hoje na TV

A sessão Vá de Retro (melhor nome ever!) do TCM Brasil exibe hoje (26/08) às 22 horas Fome de Viver (The Hunger, 1983). Cult por excelência!

E como todo filme de culto, os defeitos perdem força diante da admiração e memória afetiva dos fãs. Ele nem tem muitos, dá pra assistir tranquilinho!

Pode incomodar o roteiro truncado e o aspecto de publicidade que o diretor Tony Scott normalmente imprime em seus filmes. Muita contraluz, janelas com cortinas brancas esvoaçantes, etc.

Em contrapartida, um dos melhores desempenhos de David Bowie, o vampiro que tristemente envelhece. Sua parceira de “vida eterna” é Catherine Deneuve, atriz que qualquer elogio à elegância parece redundante.

Sem esquecer da música tema "Bela Lugosi's Dead", cantada pelo Bauhaus. Gravada em 79, coube como uma luva de veludo!

Fome de Viver também vem a calhar nesse momento pelos de vampiros modernizados a dar com um pau. Condizente com a mitologia sem ferir nosso bom senso.

Na década de 90, a TNT exibia o filme sem a (tórrida) cena de sexo entre Deneuve e Susan Sarandon. Como os canais são co-irmãos, talvez a cópia seja igual.

Logo depois (23h40), o clima do TCM muda com O Príncipe Encantado (The Prince and the Showgirl, 1957), único filme produzido por Marilyn Monroe. Leia sobre ele clicando aqui.

Horários segundo o site oficial da emissora em português

[Ouvindo: Mad About the Boy – Dinah Washington]

4 comentários:

Refer disse...

Acho que 'Bela Lugosi Is Dead' é de 1979. Confere aê.

Miguel Andrade disse...

Refer, a questão é que não foi feita pro filme.

Luiz Alberto disse...

Como já dizia o grande Roger do Ultraje "Hoje vai passar um filme na tv que eu já vi no cinema, epa, mutilaram o filme, cortaram a cena..."

Fomer de Viver é excelente, a cena inicial com o som do Bauhaus é antológica, mas o meu filme de vampiros preferido da década de 80 é o subestimado Quando Chega a Escuridão, da hoje oscarizada Kathryn Bigelow.

Acho engraçado que nunca assisti o tão falado Crepúsculo, não tenho a menor vontade de ver mas pelo jeito a moda de vampiros mais uma vez veio com tudo.

Inclusive estou lendo um livro muito bom sobre o tema do Guillermo del Toro chamado Noturno, fica aí a minha dica vampiresca.

Tomara que o Ivan Cardoso se dê bem com essa onda e consiga filmar alguma coisa!

Miguel Andrade disse...

Luiz, filmar o Ivan filma, o problema é distribuir....

Olha, no 1° Crepúsculo eu tive noção de que não era pro meu bico.... Coisa de menininha!

Fui amarrado até o 3° e tive noção de que é um filme muito ruim mesmo, independente da faixa etária.

Related Posts with Thumbnails