Falcon em quadrinhos: Bof!

16
Aos que vagam pelo planeta desde ontem, Falcon foi uma espécie de pai (avô?) do Max Steele. Boneco do tamanho de uma Barbie voltado aos meninos.

Na verdade era o norte americano G.I. Joe que a Hasbro licenciou os direitos a outros países graças à crise de petróleo 70’s. É um dos precursores das atuais e populares action figures.

Só que não era coisa muito comum presentear um menino com bonecos. E mesmo assim ele venceu! Falcon foi fabricado no Brasil pela Estrela entre 77 a 84, até a fábrica lançar os G.I. Joe - Comandos Em Ação mesmo, pequenos e sem graça.

Deu tão certo que virou revista em quadrinhos, 100% brasileira, pela Editora Três. Coisa que os fãs internacionais da franquia devem morrer de inveja!

Como o mundo às vezes vira um emaranhado de coincidências, o segundo número contou com os traços de Antonino Homobono Balieiro. Aquele ilustrador que postei a respeito ainda outro dia, lembra?

Quero registrar que Falcon é o brinquedo que mais me deixou saudade. Eu faria igualzinho ao tio aí de cima se tivesse um na minha frente novamente, mas tinha que ser os olhos de águia e tudo!

Para conhecer os gibis, aqui tem as duas primeiras edições. O “Herói de verdade” mais pop do que nunca!

[Ouvindo: Let's Eat Home – Rosemary Clooney]

Postar um comentário

16Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu nunca fui chegado em bonecos quando era criança, nem playmobil.
    Mas confesso que o Falcon era lindo, quer dizer, ainda é, adoraria ter um agora.

    ResponderExcluir
  2. Too-Tsie, era! Feito em um plástico bom, com estética forte. Queria muito o meu de volta!

    E nem fui eu quem o quebrou! Minha irmã o usava como namoradinho da Susie... Foi trocar a roupinha e quebrou o eixo que interligava seus membros. :(

    ResponderExcluir
  3. Calabouço do Andróideagosto 14, 2010 4:53 PM

    Hehehe... Miguel, eu ainda tenho 5 Falcons. No entanto apenas o mais antigo, que não tem olhos de águia, está inteiro. Não que os outros estejam quebrados, mas o elastico que mantinha as articulações unidas, apodreceu há muito tempo. Como não conheço ninguém aqui no Rio que reforme brinquedos, eles estão muito bem guardados a espera de reparos.

    ResponderExcluir
  4. Calabouço, WOooooW! Você tem um de moletom cor de vinho? O Falcon alpinista loiro? O meu era esse!

    E foi justamente este elástico que quebrou no meu. Imagina o que eu dei escândalo com a minha irmã na época?

    ResponderExcluir
  5. Calabouço do Androide, aí no Rio TEM um hospital de bonecas. O ruim é eu lembrar onde é...

    Mas acho que botar um elástico novo não é tão difícil...

    Vocês estão chorando de barriga cheia, porque minha Susi mais bonita perdeu o útero. Tenho as duas pernas, a bunda, e cadê a parte da frente? É outra que fica guardada, apodrecendo, à espera, na promessa eterna de ser levada ao conserto.

    ResponderExcluir
  6. Letícia, mas o Falcon, pelo que me lembro, não era só elástico, como a Estrela usou na coleção Masters of The Universe (que com o passar do tempo derreteu sozinho).

    Havia um plástico menos duro ao centro que era interligado pelo elástico. O que quebrou no meu foi este plástico.

    ResponderExcluir
  7. Vai um araldite aí? Os novos estão mais usáveis, não são aquela meleca de antes.

    (a não ser que você tenha perdido a pecinha, como o traseiro da minha Susi)

    ResponderExcluir
  8. Letícia, burro que eu era, nunca cogitei a araldite...

    ResponderExcluir
  9. Ahnn, vcs já ouviram falar de uma loja grande, tipo galpão, que existe no ABC e que é uma espécie de 'cemitério de brinquedos'?

    Tudo novo, na caixa, mas amontoados há décadas. Um amigo que é entusiasmado por brinquedos, uma vez comentou sobre essa loja.

    ResponderExcluir
  10. Refer, sério que isso existe? Quero conhecer!

    Não chamaria de cemitério, mas de paraíso! :DX

    ResponderExcluir
  11. Existe sim! Guardam estoques inteiros de brinquedos de várias marcas. Há uns 5 anos meu amigo Evandro me falou desse lugar, mas não me interessei porque superei essa fase lá pelos meus 8, 9 anos, se é que vc me entende. :D :D

    Vou mandar um e-mail djá pro Evandro para saber se ele tem o endereço.

    ResponderExcluir
  12. Refer, opa, faça isso! Se eles tiverem Falcons (o que eu duvido muito) seria o máximo!

    ResponderExcluir
  13. Calabouço do Andróideagosto 16, 2010 9:04 PM

    Miguel, não tenho esse alpinista, mas tenhos outros 2 dessa fase aventureiro, 2 soldados e 1 mergulhador. Além do Condor, o andróide, que auxiliava o Falcon na luta contra o vilão Torak (hahahaha).
    Como sempre preservei bem meus brinquedos, tenho boa parte deles guardados.

    Letícia, bem lembrado o lance do Hospital de Bonecas. Já dei uma "googada" e encontrei um relativamente perto de casa. Vou ligar pra ter uma idéia de quanto ficar o conserto.

    ResponderExcluir
  14. Calabouço, o hospital vai te cobrar um rim!

    ResponderExcluir
  15. Calabouço do Andróideagosto 16, 2010 9:59 PM

    Hahahaha, ainda bem que eu tenho 2!!!

    Puxa, fiquei bolado com esse lance que o Refer falou... se vc descobrir alguma coisa, conta pra gente.

    ResponderExcluir
  16. Calabouço, conto... não sei como, mas conto!

    ResponderExcluir
Postar um comentário