Onde está Wally, camarada?

6
Conta a lenda que antes de se tornar o ditador de Cuba, Fidel Castro teria tentado a sorte no cinema norte americano. Entre os filmes que participou estaria Escola de Sereias (Bathing Beauty, 1944).

A primeira vez que ouvi isso faz muito tempo. Num documentário alguém contava a peculiaridade às gargalhadas, como sendo história pra boi dormir mesmo.

Talvez por isso, e pela ideia estapafúrdia (lógico!), pensei que fosse mentira. Mas não é!

Quer dizer, ele teria tentado ser astro de Hollywood mesmo, mas não em Escola de Sereias. O IMDB registra dois filmes em sua filmografia: Quem Manda é O Amor (Easy to Wed) e Romance no México (Holiday in Mexico), ambos de 1946.

Não está creditado em nenhuma destas películas, sendo que a primeira é mesmo com Esther Williams. Estranho que lendo sua biografia, não há uma só linha sobre sua tentativa de ser ator, nem o fato se encaixa nos acontecimentos do período.

Na época (46), Castro estava rodando no mimeografo um jornalzinho político na Universidade de Havana, onde tinha acabado de entrar. Mas se o IMDB está dizendo que sim...

Seguindo as indicações, deve ser este carinha aí... E na boa, amiguinhos, nessa distância poderíamos falar que até meu avô participou de um musical da MGM!

A lenda de Escola de Sereias deve ter se difundido porque foi um grande sucesso de bilheteria da MGM, ficando por um bom tempo atrás apenas de ...E O Vento Levou (Gone with the Wind, 1939) e aquele Ben-Hur mudo com Ramon Novarro. Junte isso à temática latina, com dezenas de jovens figurantes em várias cenas.

Em compensação, numa busca de leve pelo Google e lemos a propagação de tal informação errada em blogs sobre cinema em português. Naqueles posts com curiosidades para alimentar conversas triviais.

O texto é quase sempre o mesmo (na base do copy paste, como é de costume entre brasileiros), embora nenhum deles indique a fonte. Engraçado é que indicam a participação do cubano em três filmes: Escola de Sereias, Bathing Beauty e Holliday in Mexico.

Pe-pe-peraí!!! Bathing Beauty é o título original de Escola de Sereias!

Se você quiser continuar brincando de caçar comunistas, Há vários trechos destes filmes postados no YouTube. Quem sabe não encontra um suspeito melhor que o meu.


Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Que bizarro, Miguel, nunca poderia imaginar o Comandante como extra de produções hollywoodianas em caprichados technicolor. Será que ele sonhou em ser galã? Será que a frustação por não emplacar nessa carreira o levou a ser ditador em Cuba?

    ResponderExcluir
  2. Glauco, será? Será? Eu duvido muito! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Olha que procurei numa biografia aqui de casa e não achei nadica! Mas pode haver uma relação entre o autoritarismo e o cinema frustrado: a vaidade.

    Pois Hitler não era pintor? Ruim, mas se dizia pintor.

    ResponderExcluir
  4. Leticia.... duvido, hein? Cheira a coisa criada para desmerecer ele na época da crise dos misseis.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, Miguel, acho que se fosse algo verídico teria mais repercussão. No mínimo teriam feito alguma reportagem especial pra TV, dessas que o fantástico compra e exibe.

    ResponderExcluir
  6. Glauco, e haveriam provas concretíssima!

    ResponderExcluir
Postar um comentário