Remakes servem pra isso

2
E parei de me preocupar com estes remakes escabrosos, tão comuns na falta de originalidade do cinema americano deste milênio. Há um lado positivo!


Assim, o clássico sempre será o clássico! Depois, basta uma ausência de cor, um efeito especial capenga e a plateia média (aquela maioria mais burrinha, de imaginação limitada) o rejeita, transformando o lançamento do original com menos possibilidades comerciais para ser comercializado em versão digital.

Voltei saltitante e faceiro de um grande magazine ontem com meu DVD de Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 1981). Anos e anos procurando e agora estão lá, dezenas e a preço de amendoim torradinho!

Dá pra me livrar daquela cópia feita do que tinha numa locadora aqui perto de casa. E é Warner! Distribuidora linda que preserva os pôsteres de quando o filme nas capinhas dos DVDs!

Trata-se exatamente a mesma edição de 2002 e que havia se evaporada de todas as lojas. As letras miúdas da contracapa dão a entender que foi reimpresso em 2009.

Melhor pra gente! Embora ainda não seja o duplo lançado lá fora, os bons extras estão lá, todos legendadinhos, e a existência deles já valeriam qualquer valor.

Os bônus são uma entrevista com Ray Harryhausen, o papa dos efeitos stop motion, trailer de cinema, e um mapa de seres mitológicos onde se seleciona cada uma das criaturas para assistir a Harryhausen discorrendo sobre ela.

Não vi ainda essa malfalada refilmagem, mas dá pra entender o descontentamento. Embora a memória afetiva possa nos ter traído, o filme de 1981 sempre foi (também) um blockbuster muito fraco que animava nossas Sessões da Tarde infantis.

Mas com um elenco primoroso (Laurence Olivier de Zeus, Ursula LINDA Andress de Afrodite, Maggie Smith de Tehtis, etc!) e os bonequinhos animados contracenando “magicamente” com os atores em live action. Isso nem por milagre o recente poderia reproduzir!

Quanto ao DVD, muito estranho alguns existirem aos borbotões e num belo dia simplesmente desaparecerem do mercado. Caso semelhante está acontecendo com os da série James Bond Edição Platinum.

Em contrapartida, desembocaram centenas dos discos simples, aqueles onde os filmes não passaram pela restauração deluxe, nem são recheadinhos dos fantásticos featurings que os duplos com luvinha de papelão têm. Melhor aguardar a boa vontade deles...

Veja também:
Ray Harryhausen - Gênio trabalhando
Um Corpo Que Cai - Qual edição em DVD comprar?


[Ouvindo: On Melancholy Hill – Gorillaz]

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu su formado em história de arte e inoncentemente fui ver esse filme. Um vómito! O Kraken nem sequer pertence à mitologia grega, mas sim à Nórdica.

    Mas enfim, como dizia o ditador português Salazar: Um povo ignorante é um povo feliz.

    ResponderExcluir
  2. Fabulastic, nos extras do filme original, Ray Harryhausen explica a inclusão do Kraken. Só não lembro agora o que ele disse!

    Ainda não vi o remake. Sem pressa e/ou vontade pra isso! :D

    ResponderExcluir
Postar um comentário