Querida, encolhi os monstros

8
Entre as décadas de 80 e 90, os quadrinhos infantis sofreram exatamente o oposto de hoje. Personagens já consagrados passaram por um “fofurização” ao virarem crianças.

Scooby-Doo, Mickey, Flintstones... Os que já eram crianças como Turma da Mônica, Luluzinha, esperaram o tempo passar e hoje cresceram, viraram adolescentes discutíveis.

Nessa ondinha rejuvenescedora surgiu A Turma do Arrepio em 1989 pela Editora Globo. Possuíam a mesma aparência dos famosos monstros dos filmes do Universal Studios.

Pelo menos Stein, a criaturinha de Frankenstein, tem até os eletrodos da maquiagem criada para Boris Karloff em 1931. Os traços eram do cartunista César Sandoval, o mesmo dos gibis dos Trapalhões mirins editados também pela Globo, o que explica a bruxinha Medéia ter a cara do Zacarias.

A Turma do Arrepio foi um projeto multimídia audacioso. Junto aos quadrinhos houve um programa no fim de tarde na TV Manchete com atores e fantoches, e um disco.

As historinhas seguiam o padrão Turma da Mônica, eram simples, coloridas, para crianças pequenas. Inclusive com uma piada curta em três quadros na última página tal e qual Maurício de Sousa faz tradicionalmente.

No blog Os Melhores do Mundo encontrei a informação de que eles voltariam às bancas. A arte da capa que ilustra o post (do ano passado) é exatamente igual a esta de 1989, claro que com enfeitinhos de Photoshop no logo e o valor de NCz$ 2,20 virou R$ 3,50.

[Ouvindo: Part One Of The Cowboy Trilogy – Sean Lennon]

Postar um comentário

8Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Piada do Miele quando do escândalo Mia Farrow X Woody Allen x pedofilia.

    Qual o nome do filme?
    'Querida, Comi As Crianças'

    :D

    ResponderExcluir
  2. Refer, mais uma piada cinematográfica CLÁSSICA pra minha coleção! Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu lia e assistia ao programa na Manchete...

    Adorava monstros essa época... Lembro q em uma viagem para o Guarujá ganhei 3 gibis, um da Turma do arrepio e os outros 2 não tão infantis assim, não lembro como se chamavam mas eram em preto e branco e de terror para adultos...adorava ahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Rubens, era uma criança tão tosca que eu odiava esses gibis branco e preto. Só agora fui achar graça.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que saudade. Nunca tive um gibi desses, mas acho que cheguei a ver nas bancas.

    ResponderExcluir
  6. Igres, provavelmente. Durou bastante nas bancas.

    ResponderExcluir
  7. Caray, tchio, eu lembro disso (embora não tivesse (mais idade pra achar graça nestas fofices).
    E o vampirinho tem um quê de Wolverine...

    ResponderExcluir
  8. Tchia, nem vem! Tá me chamando de imaturo? Hahahahah

    Mas a verdade é que eu era uma criança muito novidadeira e comprava tudo o que era edição número 1. Depois, pouca coisa eu comprava regularmente.

    O vampirinho misturou Bela Lugosi e Christopher Lee.

    ResponderExcluir
Postar um comentário