O que esperar do novo Silvio de Abreu?

23
Já pode voltar a assistir novela? Acabou aquela choradeira onde os personagens não faziam outra coisa além de se preocupar com quem come quem?

Hoje (17) estreia Passione, finalmente novelinha que dá pra assistir sem aborrecimentos enquanto a gente janta. Se bem que Silvio de Abreu não é mais o mesmo, desde que ele deu com os burros tentando inovar no gênero telenovela.

E eu já comecei a ter preguiça só de ver este elenco escalado num congresso nas trevas. Que mente sã colocaria Carolina Dieckmann, Gabriela Duarte, Daniel Oliveira e Marina Ximenes pra “contracenar” juntos?

Contracenar entre aspas, óbvio, porque essa gente ainda é bem fraquinha. Deve ser por causa da contabilidade, pra contrabalancear o cachê de figurões como Fernanda Montenegro e Aracy Balabanian.

E temos a volta da Maitê Proença ao time do Abreu, a atriz mais amada além mar. Ela esteve em quase toda a novela dele até Torre de Babel (1998), mas a gente vai lembrar sempre da Camila de Sassaricando (1987).

O projeto é que será melodrama até o 100° capítulo para aí haver uma reviravolta, tornando-se trama policial. Mas o que vai REALMENTE acontecer?

Não sei como essa gente, que trabalha com isso há décadas, não sabe no que vai dar. Ainda mais farejando o andar da carruagem não só das últimas novelas do autor, como de todas as que a Globo tem exibido às 9 horas.

Marasmo, marasmo e marasmo, a reviravolta acabará acontecendo lá pelo 50° capítulo e olhe lá! Tomara que vire uma espécie de A Próxima Vítima (1995) e o assassino mande boa parte daquela patotinha já citada pra um intensivão de arte dramática.

As imagens são um oferecimento divulgação Rede Globo

Veja também:
Silvio de Abreu: "Helena Ramos nunca reclamou de nada"
Sentinela da TV: Viver a Vida


[Ouvindo: Wow (MSTRKRFT Remix) – Kylie Minogue]

Postar um comentário

23Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Com a Maitê no elenco, essa novela vai bater recorde de audiência no Mosteiro dos Jerônimos e cercanias. LOL

    ResponderExcluir
  2. Nivaldo, certamente que vai! Hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O q eu acho interessante no Silvio é q ele sempre dá de presente para os atores, um personagem bem diferente do q ele já fez, vou falar de minha "musa" q vc já sabe, Maitê nas novelas dele, já foi a !romântica Juliana de Guerra dos Sexos,a vilã Carla de Jogo da Vida, A Fotógrafa metida a Detetive Camila (Totalmente Pirada)A desprovida de Encanto e simplória Clara de Torre de Babel e agora será uma "Papa Anjo" q pega um garotão a cada voltinha q dá, ou seja nenhum personagem é igual ao outro e isto falando só de Maitê q eu conheço a fundo. E acredito q será um sucesso, pois gosto muito das novelas do Sílvio e ele diz q um dos personagens, q está desde o início da novela vai ser assassinado depois do cap.100 e daí se tornará uma novela policial, eu só espero q não seja a Maitê!!!
    Um abraço Miguel!!!

    ResponderExcluir
  5. Everaldo, também gosto muito das novelas dele, embora lamente ele nãos e soltar mais tanto quanto antes...

    Tenho incontáveis memórias do que ele fez no passado. Coisas BRILHANTES!

    Maitê tem a cara dos melhores trabalhos que ele fez.

    ResponderExcluir
  6. bom, ja que voce tocou no assunto, deixe-me expressar meu profundo asco pela atuacao de mariana ximenes. eu ja vi muita atriz ruim nessa vida, mas ela provoca uma sensacao particularmente terrivel em mim. nao suporto o arzinho de "como eu sou bonita, posso cagar aqui e ninguem vai se importar, porque essa minha cara de BUNDA ainda vai pagar meu aluguel por anos". barg. sentiu, neh? gosto nao. detesto boa moça.

    ResponderExcluir
  7. Luci, essa mocinha ainda não me convenceu como atriz também. Outra que a Globo encana, talvez porque seja muito boazinha entre eles...

    ResponderExcluir
  8. Espero sinceramente que o autor se perca na metade da trama, que os atores não consigam entrar nos personagens, que os patrocinadores exijam cada vez mais merchandising durante os capítulos e que as revistocas se percam mais nos bafões das famosidades, que na sinópse dos capítulos. Tomara que a indústria das telenovelas Globo vá à falência, como outrora grandes impérios econômicos caíram.

    ResponderExcluir
  9. Charle, MEU DEUS!!! Um 2012 televisivo!

    ResponderExcluir
  10. Já eu espero que não. A teledramaturgia brasileira (a da Globo e a das que imitam a Globo) é uma das melhores do mundo. É "o" nosso produto no setor. Dá um monte de empregos e é o entretenimento n. 1 da população. Espero que continue e se desenvolva cada vez mais.

    E que os detratores continuem contribuindo enormemente para a audiência. E que continuem a falar mal; está dando supercerto. Pra Globo.

    ResponderExcluir
  11. Letícia, noveleira de plantão! Você viu a novela ontem? Eu curti!

    ResponderExcluir
  12. Não sou noveleira, Miguel..., ainda mais em certos períodos em que estou atulhada de serviço! Não sei o que passa às seis, às sete, e dependendo, nem às oito! Nas outras emissoras, então...

    Vejo de vez em quando e daí extraio minhas análises, porque novela é sempre mais do mesmo (embora ache um produto imprescindível para o país, cf. expliquei acima).

    Mas ontem fiz "questã" de ver, porque já sabia que rolaria de rir com as imagens iniciais de uma São Paulo pujante, cheia de carros importados andando pela... Paulista! Muuuuuuita tomada na ponte estaiada, Berrini, enfim...

    Mas o que gostei mesmo foi ver o Gianecchini de cueca se espreguiçando na varanda de uma quitinete pra todo o Minhocão ver. O fato é inédito pra mim, mas juro que da próxima vez que passar por lá dou uma conferida com um rabo de olho...

    ResponderExcluir
  13. Com a minha audiência jamais contaram/ão. Migrei pra TV paga e pra internet faz tempo.
    Creio que mais da metade das pessoas de faixa etária, instrução e renda como as minhas já fizeram o mesmo. Se não fizeram, estão em vias de.

    ResponderExcluir
  14. Aliás, a melhor forma de demonstrar indignação é desligar a TV ou mudar de canal. Mais que reclamar, agir. É o que faço inclusive agora.

    ResponderExcluir
  15. Letícia, eu não entendi pq a bicharada no Twitter está furiosa com ele. ô raça!

    Super preconceituosos, depois vão fazer parada por direitos iguais. Deixem o moço!

    Acho ele bem esforçado, vem melhorando. Admiro muito quem se esforça pra melhorar, estuda, corre atrás.

    Charles, correto! Sou um destes também. Não parava pra ver um capítulo inteiro de novela faz muito tempo.

    Mas Silvio de Abreu é Silvio de Abreu. Comparando malemar, é quase como se o Russ Meyer vira-se autor de soap operas.

    Um cérebro raro, com uma visão peculiar no cinema e que a TV absorveu a seu modo.

    ResponderExcluir
  16. Charles Bonares, não estou me referindo a gosto pessoal, e sim o que é importante para o país e deve ser valorizado. Mas, já que você tocou no assunto, não acho que a TV paga distinga ninguém, nem resolva nossa crônica falta de informação e foco.

    A TV paga tem umas séries (é nisso que os americanos são bons: séries e filmes) muito boas, mas algumas delas são bem caipironas - aqueles conflitos familiares neocons do meio-oeste americano. Se a questão fosse excludente (mas não é), estou preferindo as novelas da Globo mesmo.

    Se eu passasse a vida em frente à tevê, ficaria tudo equilibrado, sem desclassificações ou endeusamentos sem sentido: novelinha das oito e mais tarde, meu velho e bom House. Ops!, e domingo, Manhattan Connection, que é bom pra cacete!

    ResponderExcluir
  17. Letícia, não é bem assim. Eu entendi o que ele quis dizer.

    Sempre fui fanático por TV, mas a TV não é fanática por uma pessoa como eu. Pelo menos agora com tudo nivelado por baixo.

    Tenho consciência disso. A popularização dos aparelhos em si obrigam que a programação atinja um número gigantesco de pessoas.

    Nossas novelas são ótimas, posso afirmar categoricamente que são as melhores do mundo. Vi de incontáveis países para poder dizer isso com absoluta certeza.

    Mas engatinhamos, ou regredimos em muitos aspectos. Não há nada na programação aberta que me interesse, que mostre uma visão além da opinião óbvia e ululante da grande massa.

    ResponderExcluir
  18. Miguel, não vejo assim. Na verdade, há no cabo programas bons e ruins (e muito, muito comercial, fala a verdade!). Mas tem muita porcaria (o que são aqueles com americanas - invariavelmente baleias - em trabalho de parto?). E há muita série no cabo que não acho lá grandes coisas, como disse.

    Quando digo tevê aberta, é óbvio que não me refiro a programas de entretenimento (embora sejam comentados em massa, in time, no twitter, por uma camada, digamos, esclarecida da população).

    Sabe o que gosto de ver na tevê aberta? Os programas de debates de domingo à noite na Gazeta e na Band. Eles são prá lá de ótimos. Mas isso quase ninguém vê.

    Agora, se você fala de filmes, aí o papo é outro. Mesmo assim, a grossa maioria de filmes exibidos no cabo não são do meu gosto.

    Ai se a gente tivesse uma BBC... Mas ela não dá nem tchuns pra Banânia...

    Me diz o que a bicharada está achando ruim com o Gianecchini, menino! No último comentário passei aqui tão rapidinho que não te perguntei!

    ResponderExcluir
  19. Letícia, no cabo há programação boa e ruim. Mas na aberta só há ruim, vulgar, sensacionalista, feita pra pessoas simplistas... :-/

    As bichas não suportam a figura em si por algum motivo que não consegui identificar.... Inveja, fascínio, homofobia? Não sei! Mas falam muito mal.

    Mas também, essa gente fala mal de qualquer coisa. Malham tudo mas não há lixo que os marqueteiros queiram que elas não consomem.

    Se fazem de finas, mas pffffff!

    ResponderExcluir
  20. Ué, Miguel... Mas e a novela? Por sinal, ontem eu não vi...

    Hoje pela manhã ouvi no rádio que a Globo lançou mais um canal fechado. Mais um pra reprisar coisas do aberto e fazer eperiências com atores de lá...

    Nada de mais se a gente não tivesse de pagar por isso. Sinceramente, há momentos em que não vejo vantagem...

    Sobre o "Gian" (horrível quando as pessoas tungam o apelido do cara, posando de íntimas), quando eu puder darei uma pesquisadinha pra analisar essa frustração toda...

    ResponderExcluir
  21. Letícia, ontem quando lembrei já tava quase acabando. Não sirvo pra ver novela, sepre esqueço do horário.

    ResponderExcluir
Postar um comentário