Tim Burton em ordem de preferência

8
13° - Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001)

12° - Batman (Batman, 1989)

11° - A Grande Aventura de Pee-wee Hermann (Pee-wee's Big Adventure, 1985)

10° - Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007)

09° - Peixe Grande E Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish, 2003)

08° - A Noiva Cadáver (Corpse Bride, 2005)

07° - A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory, 2005)

06° - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999)

05° - Marte Ataca! (Mars Attacks!, 1996)

04° - Os Fantasmas Se Divertem (Beetle Juice, 1988)

03° - Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990)

02° - Batman, O Retorno (Batman Returns, 1992)

01° - Ed Wood (Ed Wood 1994)

Tenho horror a essas listas que pululam em blogs com os melhores e piores filmes. Minha pretensão não chega ao ponto de me achar capaz de colocar uma obra antes ou depois da outra.

E encontro tanta bobagem sendo dita. Principalmente com filmes do Tim Burton, recheados de referências e subtextos que raramente são reconhecidos.

Burton é um dos meus cineastas (vivos) favoritos e um dos maiores críticos sociais do cinema norte americano. Portanto, seus 13 longas metragens são todos queridos e os revejo volta e meia quando me dá vontade.

Essa ordem em que os coloquei é pessoal e meramente afetiva. Quase que os filmes que mais me tocaram ao invés de "os que prestam ou não prestam".

Talvez a colocação de Planeta dos Macacos é a que faça mais jus pela decepção. Refilmagem, o material original de 1969 é incontáveis vezes superior.

Coincidentemente, quase todas as últimas posições ficaram com trabalhos recentes. Coloco a culpa na minha ansiedade quando os assisti.

Poucas vezes não me decepcionei com um filme que queria muito ver. Com Sweeney Todd tenho certeza que foi isso, e precisa ser revisto com mais calma.

Estou às vésperas de assistir Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010). Tentando não esperar nada demais...

Mas pelo material promocional tenho minhas desconfianças. Deve ficar entre Sweeney Todd e As Grandes Aventuras de Pee-wee Hermann.

Veja também:
Nepotismo Burtoniano
Premiere, março de 1997
Todos os cameos de Almodóvar
A razão do meu afeto


[Ouvindo: Chapel of Love - The Dixie Cups]

Postar um comentário

8Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Nossa, vi hoje com meus alunos do 6.º ano (antiga 5a. série) o "Edward, mãos de tesoura". A nova geração ama Tim Burton! Eles conheciam mais do diretor do que eu!

    ResponderExcluir
  2. Charles, isso é um bom sinal... Vão aprender pelo menos o quem realmente são freaks no mundo. :D

    ResponderExcluir
  3. Puxa Miguel, concordo com você... em relação ao Planeta dos Macacos (que fiquei sabendo agora que era dele....) ave hehehe decepção total... e na minha lista, que tbm não curto, seria o Grande Peixe... por valor sentimental, claro.

    ResponderExcluir
  4. Renné, e levei anos pra assistir Planeta dos Macacos. Achei fraquinho, fraquinho, mas me parece que a culpa é dos produtores.

    ResponderExcluir
  5. Sem querer ser isqueirinho e incitar a discórdia, mas vc já viu isso?


    [link]http://cegossurdoseloucos.com/10-motivos-para-odiar-tim-burton/[/link]

    ResponderExcluir
  6. qualquergordotemblog, já tinham me indicado esse link... Todo mundo pode falar o que quiser até sobre assuntos que não domina.

    ResponderExcluir
  7. Eu, que não posso considerar que ví os dois Batmans ou O Planeta dos Macacos, do Tim Burton, digo que ALICE é de muito longe o pior filme do cara.

    Meu top, acho que seria ED WOOD , SWEENEY TODD e MARTE ATACA , entre os primeiros.

    ResponderExcluir
  8. Rafael, Alice é um dos melhores filmes dele nos últimos anos. Olha, esses filmes de super herói mela cueca que você anda vendo estão estragando sua noção do que é bom.

    ResponderExcluir
Postar um comentário