Pausa para nossos comerciais

11
“Fique com o meu cartão.” – Cartões UNICEF

Entra ano, sai ano e não sei o que é mais repetitivo. Os que reclamam dos que só se lembram dos miseráveis nesta época do ano, ou realmente os que só se lembram dos miseráveis nesta época do ano.

Esta propaganda de cartões natalinos com o ator de Pixote (1981), Fernando Ramos da Silva, é emblemática no assunto. Aos 11 anos de idade, aparece vestido como o personagem de Hector Babenco, se confundindo ao personagem que o deixou internacionalmente célebre.

Provável que a galerinha mais nova nem saiba ao certo a trajetória deste garoto. Alçado ao estrelato, acompanhou-se sua decomposição social pelas páginas policiais.

Até que teria sido assassinado por policiais numa ação até hoje cercada por controversa. O caso mais trágico de a vida imitando a arte que se teve notícia.

Quem Matou Pixote? (1996 de José Joffily) mostra sua curta trajetória e seria interessante se não fosse daqueles que nos deixam de bode por dias... Aliás, muito mais do que o filme original.

No embalo, Fernando tentou fazer telenovelas, mas nem alfabetizado (para ler e decorar os roteiros) era! Soco no estômago ver esposa e filha diante de sua cruz de madeira branca (entre milhares) num cemitério miserável de terra vermelha.

[Ouvindo: Comeu - Magazine]

Postar um comentário

11Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Gosto muitos dos trabalhos do Joffily, Quem matou... e 2 Perdidos numa noite suja são meus preferidos, sempre imersos em um universo nada otimista, mas contundentes...

    ResponderExcluir
  2. Glauco, ainda não vi o ouro, mas irei atrás!

    ResponderExcluir
  3. O Fernando chegou a fazer uma ponta em um filme que eu assisti, acho que foi no 'Gabriela' (estou citando de memória); a família dele contratou um advogado picareta que processou o Hector Babenco.

    ResponderExcluir
  4. Acho isso tudo um clichê! Entra ano e sai ano e ninguém se manca! Não falo do ator e suas peripécias da vida, mas digo sobre o cartão que é o mais importante - diga-se de passagem - do assunto!

    ResponderExcluir
  5. Refer, sim! Esteve em Gabriela, e antes até de Pixote ele é o irmão da Bette Mendes em Eles Não Usam Blacktie.

    Parece que Babenco deu assistência, mas a família queria mais e mais.


    Vinicius, é mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Miguel, Eles não usam... é posterior a Pixote, o Fernando foi descoberto pela equipe do Babenco, se não me engano na Pça. da Sé, era morador de rua.

    ResponderExcluir
  7. Glauco, me atrapalhei pela ordem da filmografia dele no IMDB. Eles Não Usam está antes, mas é do mesmo ano.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de nosso guia sagrado de todo dia, nem sempre o IMDB está certo, rsrs. Vira e mexe eu indico uma correção, e eles corrigem mesmo!!!

    ResponderExcluir
  9. Glauco como vc indica? Acho toneladas!

    ResponderExcluir
  10. Fácil Miguel, você deve estar logado no site, vai até o profile que deseja corrigir e no final da página tem uma caixa amarela em que está escrito Update.

    Clique lá e preencha o formulário do que quer corrigir. Logo depois você receberá um e-mail confirmando a sua solicitação com uma espécie de número de ocorrência.

    Deixa passar um tempo, tipo uma semana ou pouco mais e verifique lá se foi corrigido ou não.

    ResponderExcluir
  11. Glauco, tô bobo! Só agora entendi como o IMDB funciona...

    ResponderExcluir
Postar um comentário