terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pausa para nossos comerciais

“Fique com o meu cartão.” – Cartões UNICEF

Entra ano, sai ano e não sei o que é mais repetitivo. Os que reclamam dos que só se lembram dos miseráveis nesta época do ano, ou realmente os que só se lembram dos miseráveis nesta época do ano.

Esta propaganda de cartões natalinos com o ator de Pixote (1981), Fernando Ramos da Silva, é emblemática no assunto. Aos 11 anos de idade, aparece vestido como o personagem de Hector Babenco, se confundindo ao personagem que o deixou internacionalmente célebre.

Provável que a galerinha mais nova nem saiba ao certo a trajetória deste garoto. Alçado ao estrelato, acompanhou-se sua decomposição social pelas páginas policiais.

Até que teria sido assassinado por policiais numa ação até hoje cercada por controversa. O caso mais trágico de a vida imitando a arte que se teve notícia.

Quem Matou Pixote? (1996 de José Joffily) mostra sua curta trajetória e seria interessante se não fosse daqueles que nos deixam de bode por dias... Aliás, muito mais do que o filme original.

No embalo, Fernando tentou fazer telenovelas, mas nem alfabetizado (para ler e decorar os roteiros) era! Soco no estômago ver esposa e filha diante de sua cruz de madeira branca (entre milhares) num cemitério miserável de terra vermelha.

[Ouvindo: Comeu - Magazine]

11 comentários:

Glauco disse...

Gosto muitos dos trabalhos do Joffily, Quem matou... e 2 Perdidos numa noite suja são meus preferidos, sempre imersos em um universo nada otimista, mas contundentes...

Miguel Andrade disse...

Glauco, ainda não vi o ouro, mas irei atrás!

Refer disse...

O Fernando chegou a fazer uma ponta em um filme que eu assisti, acho que foi no 'Gabriela' (estou citando de memória); a família dele contratou um advogado picareta que processou o Hector Babenco.

Vinicius Paiva disse...

Acho isso tudo um clichê! Entra ano e sai ano e ninguém se manca! Não falo do ator e suas peripécias da vida, mas digo sobre o cartão que é o mais importante - diga-se de passagem - do assunto!

Miguel Andrade disse...

Refer, sim! Esteve em Gabriela, e antes até de Pixote ele é o irmão da Bette Mendes em Eles Não Usam Blacktie.

Parece que Babenco deu assistência, mas a família queria mais e mais.


Vinicius, é mesmo.

Glauco disse...

Miguel, Eles não usam... é posterior a Pixote, o Fernando foi descoberto pela equipe do Babenco, se não me engano na Pça. da Sé, era morador de rua.

Miguel Andrade disse...

Glauco, me atrapalhei pela ordem da filmografia dele no IMDB. Eles Não Usam está antes, mas é do mesmo ano.

Glauco disse...

Apesar de nosso guia sagrado de todo dia, nem sempre o IMDB está certo, rsrs. Vira e mexe eu indico uma correção, e eles corrigem mesmo!!!

Miguel Andrade disse...

Glauco como vc indica? Acho toneladas!

Glauco disse...

Fácil Miguel, você deve estar logado no site, vai até o profile que deseja corrigir e no final da página tem uma caixa amarela em que está escrito Update.

Clique lá e preencha o formulário do que quer corrigir. Logo depois você receberá um e-mail confirmando a sua solicitação com uma espécie de número de ocorrência.

Deixa passar um tempo, tipo uma semana ou pouco mais e verifique lá se foi corrigido ou não.

Miguel Andrade disse...

Glauco, tô bobo! Só agora entendi como o IMDB funciona...

Related Posts with Thumbnails