Uma vida em tons de cinza

6

Pode apostar que é uma das coisas mais raras que já publiquei aqui: Foto colorida da Jean Harlow!!!

Dá pra confiar de que não é photoshopagem porque a escaneei de uma revista anterior a popularização digital da técnica. Além do resultado final por computador seja reconhecível.

Harlow, a primeira super star platinada, faleceu dramaticamente em 1937, aos 26 anos, em circunstâncias controversas. Há quem aponte negligência médica por parte de sua mãe, pertencente a uma religião que crê na cura apenas por Deus.

Embora sua imagem tenha ficado restrita ao B&W, abriu caminho para outras moças de cabelo descolorido no mais berrante Technicolor. A imprensa ainda era toda em preto e branco, e, obviamente, as fotos promocionais dos estúdios também.

Na faixa de comentários em áudio do DVD Ed Wood (1994), Tim Burton fala algo a respeito. Eles tiveram dificuldades com a maquiagem para transformar de forma convincente Martin Landau em Bela Lugosi.

Até que se lembraram nunca terem visto o ator de Drácula (31) colorido em fotos ou filmes. Este seria um dos motivos para terem optado pela fotografia em preto e branco, mesmo estando conscientes de que derrubaria em 70% as chances de êxito nas bilheterias.

Sabe-se que Burton estava 100% correto. A obra-prima foi um injusto fracasso de público, mas graças à escolha, levou os dois únicos Oscars, maquiagem (Rick Baker e equipe) e ator coadjuvante (Martin Landau).

Veja também:
Em glorioso preto e branco


Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. o p/b tem uma dramaticidade e uma beleza plástica/estética que não sei explicar.

    é a primeira foto de Jean Harlow que vejo em cores e é a primeira vez que ela não me parece bonita.

    ResponderExcluir
  2. Refer, também acho bem diferente. principalmente porque nem platinada está.

    A cor a deixou mais perto de um ser humano comum, mortal.

    ResponderExcluir
  3. ...Nossa, lá no outro comment o assunto terminou em Jean Harlow... Só a tinha visto colorizada... (e adivinha o filme!). A cores em foto pra mim é inédita!!!

    ResponderExcluir
  4. Kordacapra, tinha me esquecido daqueles filmes dela, tipo "Mares da China", que foram colorizados.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha pensando que inpumeras pessoas eu nunca conhecerei coloridas. Uh...

    E Ed Wood é lindo. Talvez a obra prima de seu diretgor. Dá para não amar aquela coisa horrível que é Plano 9 depois de ver o olhar de Johnny Depp no cinema? Ou das cenas da Vampira? A filmagem final de Bela Lugosi? Não, não dá.

    ResponderExcluir
  6. Faéu, raramente a gente lembra que nunca o vimos coloridos.

    Ed Wood é espetacular. Não me canso de assistir....

    A trilha sonora do Howard Shore também é genial. Chega a usar acordes do Lago dos Cisnes, tema dos filmes da Universal, para o Lugosi.

    ResponderExcluir
Postar um comentário