Galãs acima de qualquer suspeita

11

Se há alguém na TV do Brasil que eu respeito é Gilberto Braga. E se ele disse que ator gay com jeito pra galã tem mais é que ficar quieto se não as periquitas sossegam, é porque deve ser verdade.

Ramon Novarro, grande astro da era silenciosa do cinema, estrelou o Ben-Hur, de 25, e sobreviveu à chegada do som. Tinha cacife para ser par romântico de Greta Garbo com o nome em destaque nos créditos igual ao dela .

Não me enganou em Mata-Hari (31). A voz meiga e os movimentos suaves parecem mais destacados ao lado da gélida Garbo.

De qualquer forma, esta também foi a opinião da crítica no saudoso Guia de Vídeo Nova Cultural: “Garbo está deslumbrante fazendo o tipo exótico, mas sua altivez provoca risível contraste com a chocante feminilidade de Novarro (...)”.

É provável que a carreira de Tab Hunter, cantor teen preferido de muitas garotinhas 50’s, tenha ruído após circular boatos de que ele era gay, com foto de nu e tudo. Aconteceu algo semelhante com Marlon Brando, mas Hunter nem de longe possuía o mesmo prestígio.

Além de ser o empata samba entre James Dean e Natalie Wood em Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 55), Sal Mineo alimentou bocas de Matildes por décadas. No semi-documentário Carne Fresca (Beefcake, 98), sobre os bastidores das fotos escandalosas de Bob Mizer, descobre-se que Mineo frequentava as altas baladas cercado por jovens mancebos!

Ruy Castro conta no livro Saudades do Século XX um caso pitoresco dos bastidores de Psicose (Psycho, 61). Hitchcock teria ficado furioso com a falta de masculinidade de John Gavin, logo nas primeiras cenas, quando ele aparece num quarto de hotel vagabundo com a namorada Janet Leigh.

Tentaram inúmeras vezes com que o clima do casal parecesse eroticamente convincente. O diretor acabou lhe reservando o mesmo destino que dava a qualquer ator que não fizesse o que ele queria: Não lhe favoreceu com closes ou destaque maior no resto da película.

Dos primórdios pra cá pouca coisa mudou em Hollywood. Ou agora ninguém é gay, ou a opinião de Gilberto Braga é senso comum.

Woody Allen provavelmente estava errado ao declarar que os homossexuais tomaram o poder na capital do cinema ao descobrirem que Lassie era macho.

Veja também:
Rock Hudson está casado!
O segredinho de Marlon Brando
Louella Parsons e Hedda Hopper - As rainhas do mexerico
O lar feliz de Cary Grant e Randolph Scott
”O Charme diferente dos galãs 1980”


Postar um comentário

11Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Hoje estou com a macaca: vou contar uma coisa que vcs não iriam saber nem googlando — a brilhante carreira de diplomata de John Gavin começou em SPaulo, onde ele foi adido cultural por uns 2 anos no início dos anos 60. JG fala português melhor do que eu e era 'o cara' da embaixada americana que descolava discos para nossos cantores, versionistas e DJs.

    ResponderExcluir
  2. Refer, caramba! Dessa ninguém sabe!

    ResponderExcluir
  3. No cinema francês tinha o Jean Marais, galã absoluto nos anos 30, 40 e 50. Vendo alguns de seus filmes, vê se o quanto era afetado.

    ResponderExcluir
  4. Glauco, esse eu não conheço. Mas a lista é gigante! :D

    ResponderExcluir
  5. Marais e Jean Cocteau mantiveram um romance de décadas, vastamente divulgado.

    Nenhum ator poderia ter feito Plato tão bem em 'Juventude Transviada' quanto Sal Mineo.Cantando, teve 2 hits radiofônicos aqui, My Blue Eyed Baby e Make Believe Baby. Eu gostava dele.

    ResponderExcluir
  6. Refer, minha implicância com Mineo veio exatamente da primeira vez que vi Juventude Transviada.

    Me irritei com ele chorão, cheio de nhé nhé nhé! "Bichinha!" pensei aos 13 anos... Hahaha!

    ResponderExcluir
  7. É que vc é um GLS 4 estrelas. Um 5 estrelas como eu não vê viadagem em nada. E quando vê, releva. :)

    ResponderExcluir
  8. Refer, eu torci pela felicidade do casal principal, ué!

    ResponderExcluir
  9. Uhn, então tá. Tab Hunter não era 'um cantor teen', mas sim um ATOR que eventualmente cantava (muito mal), como tantos.
    Teve um hit 'Young Love', aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=BRr5nwXUYhU&feature=related

    O original é de Ric Cartey, que escreveu a música:
    http://www.youtube.com/watch?v=ho6AUBntCyA

    A de Sonny James é a boa:
    http://www.youtube.com/watch?v=DIYUHmtolvo

    Incrível, as 3 foram editadas aqui e eu as tive na minha coleçãozinha, quando pirralho. ô, saudade.

    ResponderExcluir
  10. Refer, mas ele fez filmes para adolescentes, e sempre que leio sobre ele está referenciado a eles.

    Ah, então você era um fã de Tab Hunter...

    ResponderExcluir
Postar um comentário