Estrelas para todos os lados

18

E o cinema norte americano tornou-se a potência que é não foid e um dia para o outro. Thomas Edson (aquele mesmo da lâmpada) patenteou o invento, assim como a película, obrigando até os franceses, reais e históricos inventores da técnica, a lhe pagarem royalitys.

Além disso, foram espertos já em pícaras eras em apostar em dois patamares: Gênero e estrelas. Século depois, o resto do mundo ainda não percebeu isso. Veja o Brasil, um monte de gente sem filmar, mesmo com os nomes atrelados a bilheteria certa.

Fábio Júnior, por exemplo, só tem um único filme no currículo, embora signifique muitos ingressos garantidos. E ele já disse que não fez mais nada além de Bye Bye Brazil porque simplesmente não o convidaram.

Iria claro, repelir muita gente, mas num roteiro ótimo, se tornaria mero detalhe a quem se incomoda ao senhor. Fábio Júnior é só um exemplo, repito.

Hollywood investe no fenômeno fã a ponto de ao vermos o nome deles num pôster já se saiba exatamente o que nos espera. Dá vontade de assistir assim como de passar batido. Mas há astros pra todos!

Fujo de Robin Williams como o diabo na cruz. Seu personagem (indistintamente do que faça) raramente surpreende. Jogava Jeopardy, aquele programa da TV americana de perguntas e respostas, no Playstation One e era craque na categoria Robin Williams Movies, sendo que assisti a pouquíssimas coisas dele. É só chutar!

Vi essa capa da Playgirl de maço de 1979 e deu até calafrios em imaginar seu conteúdo. Mas era só entrevista mesmo.

Entre as garotas, já sugeriram Sally Field para ser uma Certinha do La Dolce, mas ela não me desce. Tem algo intragável de Regina/Gabriela Duarte na eterna Noviça Voadora.

É puro gosto pessoal! Assim como você sabe o quê, cada um tem o seu!

[Ouvindo: Didn't I Blow your Mind this This Time – Delfonics]

Postar um comentário

18Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Nossa Miguel, você citou dois atores que para mim não descem de forma alguma também. Não mesmo!!! Com o Robin ainda é pior, tem gente que se choca quando eu digo que não gosto dele, eu hein.

    Só acho que essa coisa de star system, de fenômeno de fã, aqui no Brasil sempre foi trabalhado mais em televisão, vide o seriado e a novela da dupla Sandy & Junior. Em tempo: Bye Bye Brazil é um filmaço!

    ResponderExcluir
  2. Glauco, amo Bye Bye Brazil também! =))
    Ah, sei não, aqui eles seguem mas não seguem. Tipo, Débora Secco protagonizou uns dois ou três fracassos estrondosos e continua com papeis de destaque nas novelas. É estranho!

    ResponderExcluir
  3. Não é tão estranho assim Miguel, essa Deborah Secco (outra criatura que não desce mesmo) é um típico produto do star system Global: não é exatamente uma deusa mas é fotogênica, não é uma boa atriz mas está na média das interpretações das telenovelas. Já foi capa da Playboy e rainha de bateria (da Grande Rio, claro!). Também é uma boa matéria prima para as revistas de fofoca: não se importa em ser capa, em exibir tatuagem com nome de marido, declara que fulano de tal a fez sentir orgasmo pela primeira vez, é amiga da Suzana Vieira e já emplacou alguns sucessos de público quando não apostaram nela como protagonista. Tenho uma amiga que trabalhou na Globo e certa vez falávamos mal da Deborah (rsrs), ela me disse que a moçoila tem padrinho forte dentro da emissora.

    ResponderExcluir
  4. Glauco, e padrinho forte é o que há! Mais importante que santo...

    "não é uma boa atriz mas está na média das interpretações das telenovelas" pois é! A média esta cada vez mais baixa como padrão de interpretação. Outro dia não me lembrava de alguma grande atriz de novela que tenha surgido nos últimos 10 anos.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas, não só as interpretações como também as novelas estão cada vez piores. Talvez a fase de ouro se limitou aos anos 70 e 80, com alguma coisa boa ainda dos 90. Repare que muita gente correu para a telona desde a retomada do cinema brasileiro. A teledramaturgia está muito engessada, muitos atores fazendo coisa boa no cinema e quando dão as caras na televisão, lhes sobram personagens pequenos, quase figuração. Exemplo da Marcélia Cartaxo.

    ResponderExcluir
  6. Glauco, o que não faltam são exemplos. Aposto também que a Globo tem errado (sem pretensão em falar nisso) em insistir como celeiro a Malhação.

    Produto ruim que exige muito pouco do ator.

    Outra coisa é a massificação do veículo. Não há espaço para nada segmentado. São poucos canais, produzindo coisas voltadas ao mesmo público. Classe C, D, F. A pessoa sem grana, saco ou QI pra ler um livro, ir ao cinema, assistir DVD está bem servida na TV.

    E a culpa não é da Internet, porque esta gente conectada vem buscar o mesmo conteúdo "facinho" aqui.

    No cinema atual brasileiro me cansa a mesmice, os mesmo rostos da TV, os mesmos temas.

    Fiquei irritadíssimo com o resultado do filme novo do Mojica. Todo mundo se acha tão esperto e não tiveram a sacada de ir ver um dos maiores gênios em atividade na tela grande.

    O filme não era grande coisa, com um roteiro bem fraquinho mesmo, mas ainda era a chance de ver algo em língua portuguesa que não se passe num morro carioca, Leblon ou no sertão da Paraíba.

    Ah, e nunca tinha me imaginado assistindo Cristina Aché na tela grande. =))

    ResponderExcluir
  7. Bem Miguel, discordo um pouco de você, o cinema brasileiro até que está bem diversificado ultimamente, já que historicamente ficou marcado por fases, tipo chanchadas, cangaço, cinema novo e etc.

    Concordo que para a grande massa a TV está bem servida, e é para ela que a Globo Filmes produz suas obras que lotem os multiplex dos shoppings.

    Só não lembro que algum filme recente que se passe no Leblon...

    ResponderExcluir
  8. Glauco, Leblon apenas pra ilustrar aquelas comedinhas cariocas românticas estreladas por casais de aparência endinheirada. Nem de graça iria assistir a isso, que a TV Globo me dá desde que o mundo é mundo.

    Acho saudável os multiplex estarem lotados com o povão ávido por qualquer porcaria. Mas que a grana deste povão sirva pra que se produza outro tipo de produto também.

    ResponderExcluir
  9. Entendi sua referência ao Leblon... mas se está dando dinheiro, aí mesmo que eles vão produzir mais e mais. Eu também não perco meu tempo vendo esse tipo de filme, nem mesmo quando passa na TV, não vi e não gostei.

    Mas há coisa interessante sendo produzida...

    ResponderExcluir
  10. Glauco, tipo...

    Falando sério, o pouco que vale a pena continua pecando na distribuição. Circuito restritíssimo. Cidades como esta comarca que vos escrevo só chega Globo Filmes e similares.

    ResponderExcluir
  11. O grande calcanhar de Aquiles do nosso cinema desde os tempos mais remotos, a distribuição! Não sei bem de quem é a culpa, claro que um cara não produz um filme e determina que vai passar somente em 2 salas de uma grande cidade pois seu trabalho é para um público seleto.

    Mesmo aqui no Rio, me choca ver alguns filmes interessantes (brasileiros e estrangeiros) em algumas salas específicas, segmentadas para o dito mercado de arte, enquanto em um multiplex com 18 salas, 5 só para um filme, 4 para outro.

    Será que todo mundo que ver a mesma coisa sempre?

    Desculpe perguntar, mas onde você vive?

    ResponderExcluir
  12. Glauco, por isso que o Mazaroppi se tornou tão rico! Investiu em distribuição. Ficava de olho aberto pessoalmente no resultado das bilheterias.

    Mas a lista é gigante de filmes que infelizmente ninguém viu por falta de oportunidade. Aliás, cadê Death Proof? Tarantino com um novo em vias de ser lançado e esse ficou pra quando?

    Ah, estou em Jundiaí.

    ResponderExcluir
  13. Por isso fico de olhos bem abertos em festivais de cinema que rolam por aqui, é uma oportunidade de ver algumas dessas raridades que o mercado costuma ignorar.

    ResponderExcluir
  14. Glauco, ah! Mas hoje temos a bendita net! =))

    ResponderExcluir
  15. E a Sally Field esbanjando simpatia e animação quando apresentou o Oscar® de Melhor Ator em 1981?

    Rachei assistindo!

    ResponderExcluir
  16. Ed, me contaram isso ainda ontem! E aquele segundo que ela ganhou também... Ficou estupefata!

    ResponderExcluir
  17. Miguel, um amigo me mandou o link do trailer de um filme brasileiro, acho que vai dar o que falar. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=NRwSK8JFXvY

    Eu tinha lido algumas notinhas sobre ele, mas não sabia que já tinha sido filmado. Gostei dos filmes anteriores desse diretor, tenho boas expectativas quanto a esse.

    ResponderExcluir
  18. Glauco, vi este trailer ontem também. Uau!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário