Memória em spray

10
Quando pensava já ter visto tudo em termos de oportunismo empresarial, me deparei hoje no supermercado com isto! Glade Lembranças de Infância!!!!

É isso mesmo, minha senhora! Você paga 8 reais e leva pra casa doces recordações de sua infância. Isso se você teve um quarto abarrotado de bonecas de borracha, caso contrário poderá se decepcionar.

Na boa, se tivesse um com cheiro de papel jornal, capa de disco de vinil ou do cobertorzinho azul imundo (mas maravilhoso!) que eu esfregava no nariz levaria!

Impossível não lembrar do revolucionário Odorama usado em 1981 no filme Polyester de John Waters, embora cinema com cheiro não fosse novidade.

Nos anos 50, por estar perdendo platéia pra TV, Hollywood lançou mão das mais altas tecnologias. Além dos manjados Cinemascope e 3D apareceu o mal sucedido Smellorama, cujo sistema o de Waters se inspirou.

Em ambos, antes de entrar na sala de projeção recebia-se uma cartelinha. Conforme a protagonista (Divine em Polyester) ia cheirando o ambiente aparecia no canto da tela um número correspondente a ser arranhado.

Quem sabe agora com pirataria, downloads ilegais entre outras malandragens não relancem Odoroma num cinema pertinho de você?


[Ouvindo: Labareda – Odete Lara e Vinicius de Moraes]

Postar um comentário

10Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. essa cartela de cheiro voltou faz um tempinho e a coisa não agradou,
    cheiro de infancia é um nome do tipo placebo como muitos insenços,
    mas eu vi no fantastico há decadas atras a tv que emite odores
    mas apenas um grupo especifico,que vc precisa selecionar com o controle,é claro q a idéia naõ vendeu, mas pensar que podia-se ver um filme do polo norte e selecionar o aroma de flores...., essa tecnologia ainda tem q avançar muito

    ResponderExcluir
  2. Ah, se tivesse um desses com o cheiro da chuva nas árvores do sítio dos meus bisavós, eu compraria muitos.
    hahaha!
    E acho q eu iria gostar de ver um filme assim.

    :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, eu já comprei esse Gleid, hehehe. Tem cheiro de talquinho pompom. é gostoso.
    Mas eu preferiria que lançassem com cheiro de
    - flor da laranjeira do quintal da casa da minha mãe
    - cheiro das árvores na frente de casa no início do verão
    - cheiro de terra molhada pela chuva

    e o principal:

    - cheiro de cangote de homem recém-saído do banho.

    ResponderExcluir
  4. Alessandro, parece que o filme dos Rugrats em 2003 usou... Daí John Waters colocou no pau! rs É aqueles incensos têm cheiros bizarros tb!

    Humberto, eu também amaria. O Joka lá de Copacabana disse que assistiu Polyester no cinema!

    Tia Cris, pois é! Por isso associei com aquelas bonecas que eram bebês careca. Minhas irmãs tiveram dezenas delas. Nesse mesmo dia vi uma coisa muito engraçada na fila do supermercado. Uma mãe com um casal de filhos. A menina segurava uma caixa de boneca com todo carinho e o menino, com o mesmo zelo um pote de vinagre... Acordei agora a pouco pensando que tipo de crianças estranhas. "Mamãe, mamãe, me compra um vinagre?" ... 0_o
    Ah, cangote? Depende do cheiro... hehehe

    ResponderExcluir
  5. Não só assisti Polyester no cinema como foi na estréia, em um cinemaço em Paris, na Av. Champs Elisées, tá.
    Humpf !
    Depois enviei essa cartela pra minha irmã, pelo correio. E como ela acumula camadas de coisas nos armários, ainda deve ter essa guardada preciosa relíquia.
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa só usamos GLEID Brisa Marinha, que combina com o visual do mar de Copacabana.

    ResponderExcluir
  7. Jôka P., ai que chique! Eu daria um mindinho pra ver essa cartela nas minhas mãos! rs

    Polyester é um dos meus filmes do john Waters favoritos. Minha cópia em VHS é uma edição faltando um monte de cenas :(

    Muitas delas até aparecem no trailer que assisti no You Tube!!! Também não aparecem os números nem nada! A Divine só fica cheirando de tudo em cena e eu fico imaginando: Chulé, suvaco, gambá, vômito, bebida barata, odor de vagabunda, etc. Poor Francine! Poor Francine!

    Mas Jôka, vc mora em Copacabana e ainda precisa do cheiro fake de brisa do mar? Eu uso aquele pra tirar resquicios de cigarro e de animaizinhos!

    ResponderExcluir
  8. Como muito Miojo Cheddar, que tem um cheiro ruim pra dedéu. Depois disso, só burrifando GLEID no ambiente fedido mezzzz.

    ResponderExcluir
Postar um comentário