Da obra de Bernardo Guimarães

11

A Escrava Isaura foi uma das primeiras telenovelas do Brasil a ser exibida em Portugal. Tremendo sucesso, é minha lembrança mais antiga da TV.

Pelo menos algumas imagens dos capitães do mato ficaram retidas em meu cérebro. Pra minha mãe até hoje o Roberto Pirillo é o Tobias e a Neuza Borges muito malvada!

A Lucélia Santos? Bem, a Lucélia Santos foi citada aqui, na última vez em que foi vista longe da China.


[Ouvindo: Profondo Rosso (Re-mix Version) – Goblin]

Postar um comentário

11Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. pessoas na sibéria conhecem essa novela
    fiquei boquiaberto com isso
    vc pergunta 'brasil' e eles respondem 'escrava isaura'

    ResponderExcluir
  2. O que fico boquiaberta é com a perenidade do tema desta novela, que até hoje é sinônimo de trabalho, muito trabalho, trabalho escravo:

    "Lerêêê, lerêêê...."

    ResponderExcluir
  3. A Letícia tirou o comentário da minha boca, ou melhor, dos meus dedinhos. A música virou hino dos estagiários. (mas eu também cantarolo de vez em quando, só de raiva, para protestar contra a promessa de aumento de salário que me fizeram em 1888 e nunca cumpriram).

    ResponderExcluir
  4. Li, há uns dois anos acho, o livro (o original)...nossa romancinho de moça beeem açucarado. Foi a maneira de saber o que é a história, já que eu não assistia novelas ainda nessa época. Acho que é porque eu não enxergava direito huahauahuahau...

    Aquelas fotos de Sam Jones...nem sei porque cliquei, fiquei "chocada" hauahauha ;)

    And...Cheech e Chong...morro de rir dos filmes deles =X

    Ah e o que eram aqueles comentários em 2006? HAUAHAUAHAUH meudeussssssssss...eu sequer lembro de que novela/pessoa eu tava falando ¬¬

    =****************

    ResponderExcluir
  5. Alessandro, certamente! Volta e meia entra pessoas aqui, usando Google das mais bizarras línguas atrás de "Lucélia Santos Naked"....

    Letícia, mesmo com o remake, né? Não há quem não cantarole a musiquinha ao se sentir explorado!

    Tia Cris, ainda falta muito pro Brasil se livrar dos estigmas escravagistas.

    Ana, este livrinho aí eu já tentei ler muitas vezes e também acho bem doce. E ele está em português de portugal, o que embola ainda mais tudo!
    Comentários de 2006? Uma volta no tempo fuçar os arquivos daqui! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Não espalha, mas fui figurante-quase-ator de "Ciranda Cirandinha". Aparecia "em destaque" em várias cenas de um episódio em que uma amiga doidona acabava morrendo porque caía do telhado do prédio onde moravam Lucélia, Jorginho Fernando, Fabio Jr. e Denise Bandeira.
    Quando a gata caía do telhado eu estava perto, bem ao lado, todo de couro negro, óculos escuros, louro sueco, uma coisa assim meio "hey baby, take a walk on the wild side!"...
    Saiu o dvd mas ainda não vi.
    Acho melhor nem rever...

    ResponderExcluir
  7. Quando morávamos em Paris, hospedamos Lucélia e o (então) marido dela, o maestro John Neschling. Ela tinha acabado de filmar Luz del Fuego e estava grávida de Pedro, que hoje em dia é casado com a filha de Zizi Possi, a Luíza.

    Miguel Andrade, eu sou um Tiranossauro Rex...

    ResponderExcluir
  8. Miguel e Cris,

    Eu acho fantástica a linguagem miúda do trabalho. Além do lerê..., tem também o expediente de cantarolar a Internacional Socialista. Dependendo da inteligência do chefe, chega a ser quase um código.
    Outra de que gosto, muito usual na minha profissão, é dizer "Parem as máquinas!", quando a gente encontra algo que pode vir a ser um problemão.
    Tem também o "escaneia, mulata, escaneeeeiaaa...", mas esse é muito específico de quem... escaneia.

    ResponderExcluir
  9. JÔka P. NÃO ESPALHA?!!!!!!!!!!!!!!! Wow!Essa eu quero ver! Será que ninguém comprou pra me mandar um screnshot do Jôka dando um a de maloqueiro em seriado 70's? Cadê? Vai dizer quie vc ainda não comprou isso? A propósito, vc foi figurante no Carnaval in Rio?

    Jôka P., eu gosto da Lucelinha, pq ela nunca vestiu a carapuça de namoradinha de nada. Fez o filme que quis mesmo sendo mocinha casta nas telenovelas. Disse o que quis mesmo trabalhando na Globo. Pagou preço alto? Pagou! Mas é a vida!

    Letícia, o escaneia mulata, escaneia é bem moderno aliás! Mas o parem as máquinas acho um clássico! Amo!

    ResponderExcluir
  10. A "Escrava Isaura" é das novelas brasileiras de maior sucesso no exterior. Lembro-me de entrevistas de Lucélia Santos a comentar isso.

    A primeira telenovela brasileira em Portugal foi "Gabriela" e depois foi "Casarão". A "Escrava Isaura" foi a primeira a dar a dar na hora de almoço. Deve ter sido a 3ª. Outro grande sucesso dessa época foi o "Astro".

    ResponderExcluir
  11. Portuga, obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
Postar um comentário