Eu quero ser como Harry Houdini

6
Harry Houdini (1874/1926) tomou proveito da enxurrada de médiuns e charlatões que inundou o imaginário popular no inicio do século passado para se tornar a primeira super estrela internacional do showbizz. Basicamente, ao invés de qualquer prática ocultista, detinha o segredo de se livrar em poucos segundo de correntes e algemas dentro de uma caixa com água.

Este número ajudou a manter seu mito, porque erroneamente espalhou-se que teria morrido o executando. Há algum tempo lançaram uma biografia revelando que por ser uma das poucas pessoas com livre acesso a vários países exerceu também a função de espião do governo norte americano em troca de facilidades em sua carreira.

Nos anos em que passou nos Estados Unidos teve ampla cobertura da mídia, seja desmascarando falsos espíritas, ou por arregalar os olhos das platéias com suas façanhas fantásticas. Este site, Houdini in The New York Times reproduz ipsis litteris as matérias do jornal daquele tempo, inclusive com as fotografias. Este outro, Houdini Lives!, tem vasta galeria de imagens e alguns vídeos (!!!) do mágico em ação.


[Ouvindo: Wie A Glockn – Marianne Mendt]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Não gosto de mágico, nunca curti, detesto, mó de raiva deles ! Fazem a gente de babacas, enganam, acho mágico um saco.
    Pior que mágico, só anão e palhaço.
    Tenho pavor de anão e de palhaço.
    Se for um anão-palhaço, então, eu sou capaz de surtar.

    ResponderExcluir
  2. eu também, Jôka! Faço minhas as tuas palavras... Mas Houdini me fascina pela durabilidade do mito e pela época em que existiu. Já assistiu a Os Outros?

    ResponderExcluir
  3. "Os Outros" é aquele filme em que Nicole Kidman é uma mamãe Pluft que vive com os filhos Gasparzinhos em uma mansão escura, sinistra e isolada ?
    Vi sim. A idéia do roteiro é bem bacana, mas acho arrastado, lento. É um filme de uma piada só, poderia ser um curta, não se mantém por duas horas.
    Gosto de filmes de terror, geralmente. E de Miss Kidman, sempre.
    O que você acha, Miguel ?

    ResponderExcluir
  4. Bem, ele se passa nessa mesma época, onde era ultra mega fashion consultar mediuns... Gosto muito! Acho um dos melhores de horror dos últimos tempos. Porque também se propões a criar ambientes, climas, coisas que Hollywood esqueceu como se faz.

    ResponderExcluir
  5. Tem um climão bacana mesmo, mas também aquela lentidão de alguns filmes europeus.
    O diretor de Os Outros é europeu ?
    É uma refilmagem ?

    ResponderExcluir
  6. É europeu sim, e a produção do Tom Cruise. Foi o último trabalho do casal juntos. Viu, não sei onde você vê lentidão ali... rs
    Lembra quando ela acha fotos das pessoas mortas? Aquele hábito de quando a fotografia era um luxo?
    Dia destes achei um site com um monte delas. De arrepiar os cabelos, tanto é que nem divulguei o link. Nem voltei mais lá...

    ResponderExcluir
Postar um comentário