Sem título

4
Alta Fidelidade

E teve aquela bonitona, dona de uma clínica de estética, que me pediu a indicação de um filme e dei Tomates Verdes Fritos. Romancezinho rasteiro pra moçoilas que não esperam muito da vida. Disse-me que já tinha assistido e achado muito difícil... Também temos Chaves, minha senhora! Roberto Bolaños deve ser mesmo Shakespeare para alguns! Ou muitos... E assim jaz uma quase nada brilhante carreira de atendente de locadora! Aprendi muito cedo a nunca indicar filmes a ninguém, porque também não levo nada a sério indicações. Talvez preste atenção no que o Inácio Araújo escreve na Folha de São Paulo. Quiçá um dos melhores críticos. Perhaps, perhaps, perhaps… Minha irmã alugou Closer só por causa da Julia Roberts mas achou uma droga. E eu que adorei mas quase não assisti só por causa da Julia Roberts? Há três tipos de filmes: Os que cumprem seu papel, os que vão além disso e os detestáveis. Na primeira categoria encaixam-se, por exemplo, filmes de terror que assustam, de kungfu com espetaculares cenas de porrada ou românticos que façam chorar copiosamente, de preferência em não mais que uma hora e 40 minutos. Na segunda estão os que podem durar até 4 horas mas parecerão 10 minutos. Podem ser falados na língua que for, em berrante tecnicolor ou esplendoroso B&W, tanto faz. Dará vontade de revê-los inúmeras vezes e sempre será um prazer. Mas há a terceira, os insuportáveis para platéias medíocres, que explicam tudo nos mííííííííííínimos detalhes, ou os arrastados, chatos pra cacete só pra fingirem que são artísticos. Segue minha lista absurdamente pessoal com os 25 filmes essenciais para se acordar e ficar feliz. Porque se alguém teve a capacidade de fazê-los é porque este mundo ainda tem jeito!




*Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder)
*Ed Wood (Tim Burton)
*Amarcord (Federico Fellini)
*Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder)
*A Malvada (Joseph L. Mankievicz)
*Mulheres A Beira de Um Ataque de Nervos (Pedro Almodóvar)
*Batman O Retorno (Tim Burton)
*Cantando na Chuva (Stanley Donen e Gene Kelly)
*A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki)
*Um Corpo que Cai (Alfred Hitchcock)
*Crimes e Pecados (Woody Allen)
*O Mágico de Oz (Victor Fleming)
*Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Michel Gondry)
*Akira (Katsuhiro Otomo)
*O Anjo Azul (Josef Von Stenberg)
*Juon (Takashi Shimizu)
*Cecil Bem Demente (John Waters)
*Kill Bill – Vol. 1 e 2 (Quentin Tarantino)
*Old Boy (Chanwook Park)
*Gilda (Charles Vidor)
*Bye Bye Brazil (Cacá Diegues)
*O Iluminado (Stanley Kubrik)
*Bonequinha de Luxo (Blacke Edwards)
*O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (Robert Aldrick)
*O Clube da Luta (David Fincher)


etc.

[Ouvindo: It's a Sin – Pet Shop Boys]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. ay...

    eu sou uma droga, minhas referências são todas televisivas. Pobre menino do interior, preciso assistir mais cinema, ficar menos na internet e ver menos tv, apesar que essa ultima, eu tenho visto beeeeeeeem pouco mesmo.

    um dia quem sabe...
    da sua lista, ja vi 6 filmes. Pouco!

    ResponderExcluir
  2. Outro dia fui comprar uns infantis pra nina e vi um filme do Tim Burton, "A noiva cadáver" você já deve ter visto, é um filme em animação gráfica, que nem chega a ser infantil, eu até que gostei mas a nina detestou, porcausa do clima macabro, eu acho!
    estão falando muito mal do Super-Homem o retorno.. fiquei com um pouco de receio de vê-lo.. será?

    ResponderExcluir
  3. Assisti poucos da lista...
    Já viu uma série chamada "Minha vida no cinema"? É uma homenagem a filmes clássicos...homenagem cômica claro!
    Vamos fazer uma maratona de filmes na sua casa? hauahauhauahau
    Beijos migo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei Closer.
    dificil mesmo indicar fimes, desta sua lista vi alguns e concordo com algumas indicações - Bye, Bye Brasil, Bonequinha de Luxo, Gilda, Cantando na Chuva são clássicos!
    :)

    ResponderExcluir
Postar um comentário