Sem título

5
Fé Demais Não Cheira Bem



Antigamente parecia que demorava uma eternidade para chegar o Natal. O tempo diminui assim como os presentes... A data mais cool do ano. Sinto uma euforia Burtoniana ao ver as ruas decoradas com luzinhas. Lembro bem o cheiro do pinheiro na sala, tendo embaixo um presépio gigantesco. E quando meu falecido gato Buiú fez cocô na areia do caminho que levava à manjedoura foi um drama! Toda manhã eu e minhas irmãs íamos correndo até o presépio pra fazer os reis magos andarem mais um pouquinho até que, naquela manhã, qual não foi a surpresa!!! E, nessas horas, às vezes dava briga, porque alguém os fazia andar demais, o que os faria chegar até o redentor bem antes do dia 25. E havia chocolates espalhados pela mesa que me levavam ao furto logo nesta data sagrada. Nunca podia comê-los por causa da alergia. Passava o ano novo me coçando, o que acabava me denunciando. Visitar os presépios das vizinhas apurou meu senso crítico logo cedo. Principalmente o da Rosa do Bumbo, o qual ocupava metade da sala azul turquesa. Protegendo o menino Jesus viam-se até pequenos soldadinhos de plástico verde com possantes rifles em punho! Parece que só eu ainda acho um dia mágico. Junto com a degradação do catolicismo, ele também está indo para o ralo! E tô bege até agora com aqueles católicos falando igual a Oompa Loompas no Fantástico! Cê viu? Chegaria a ser triste, se não fosse risível! E, além do teatro, ainda chuparam a mania dos crentes pra pedir aqüé? Nem tenho sintonizado aquele canalzinho deles na minha TV. Wow! No começo pensei que era uma emissora voltada ao público G, com tantos rapazolas de voz molenga, mas de saia e pedindo dinheiro daquele jeito já era demais, né não? E uma retórica sempre tão pobre... O dia em que ouvir uma igreja, seita, ou qualquer coisa REALMENTE renovada a ponto de pregar integralmente o respeito às diferenças e a todos os seres viventes sobre a terra, e não este imbróglio egocentrista, me converto! Podem começar evitando a poluição sonora, puramente em respeito ao próximo. Quem disse que Deus é surdo? "Enquanto os homens exercem seus podres poderes, índios e padres e bichas, negros e mulheres e adolescentes fazem o carnaval. Queria querer cantar afinado com eles, silenciar em respeito ao seu transe no êxtase, ser indecente, mas tudo é muito mau...".


[Ouvindo: Satri Dun - Played-A-Live (The Bongo Song)]

Postar um comentário

5Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. minha mãe não aceita que eu não tenha uma religião definida, ela acha que eu tenho que aceitar a igreja católica ("porque ela foi fundada por Cristo") e ponto!
    Mas quem disse que ele a fundou? quem disse que a biblia está certa?

    por fim, eu concordo e assino embaixo contigo, quando eu ver alguma religião com tudo que você falou aí eu tb me converto.

    Agora, uma perguntinha, de quem é a citação no final do post?

    ResponderExcluir
  2. A tradição familiar aqui em terras de Sapucaí, são árvores de natal. Eu mesmo já presentiei várias pessoas com árvores de natal. Acho que é um símbolo importante. Minha mãe mesmo coleciona papais noel (ou pais natal, como preferir). Sem comentários, aqui não dá nem para ir na sala nessas épocas..

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao Junior: a citação é de Podres Poderes, do Caetano Veloso.

    E eu gosto muito do Natal. Apesar de, ultimamente, ele ser uma data bem sem sal.

    ResponderExcluir
  4. Olá...gostei muito do seu blog, qdo tiver um tempinho dá uma passadinha no meu...ótima semana pra vc...beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Cara lívia, vai ser um alívio mesmo quando pessoas como a senhora não sairem por aí emporcalhando blogs alheios com propaganda vagabunda! Vai catar sapo com buldogue!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário