Criswell Predicts

0
E sou muito mais de imagem do que de som! Para passar o tempo, ou "fazer companhia" (como um amigo sempre diz) ligo a TV e coloco um filme. Raras vezes lembro de colocar um CD. Hoje, com MP3, coisa e tal, tenho ouvido mais música do que antes pela comodidade. Nem preciso mais levantar a bunda da cadeira, ou gastar neurônios escolhendo que disco ouvir. E tenho centenas de CDs e Vinil, o que torna a escolha cada vez mais complicada. Sem falar que enjôo rapidinho de qualquer música. Ao invés de "a nossa música" (se é que você me entende) costumo ter "o nosso filme". Podem não ser os mais fantásticos ou geniais de todos os tempos, mas são especiais de alguma forma em minha memória. Não há nescessidade de drogas, Deus nos deu Hollywood!!! Logo no começo da adolescência aluguei O Clube dos 5 para ver na casa de minha irmã, recém casada e com um (Wow!) vídeo cassete novinho! Endoidei com o rebelde Judd Nelson e Molly Ringwald (também de Gatinhas e Gatões, A Garota de Rosa Shock, etc.) passou a ser "A" estrela da minha vida, pelo menos naquela fase! Alguns anos depois me deparei com Ed Wood, a obra máxima de Tim Burton... A comédia que ao final me faz chorar copiosamente. Algo me toca profundamente na história daquele bando de marginalizados, reunidos para realizar seus sonhos. Que inveja! Ali fui saber quem foi realmente o pior cineasta de todos os tempos e o melhor deles! Acabei dando bola a Cidadão Kane, que mais tarde, em um trocadalho do carilho, batizou minha coluna no jornal e depois meu site (que está de cara nova, já viu?). Sempre torci meu narigão para o peso de "melhor de todos os tempos" que o filme de Orson Welles leva e por isso sempre me recusava a vê-lo até então. Nesse filme, de 1992, aprendi e entendi muitas coisas, e até ajudou a dar o nome a meus três grandes amores e minha cadeia alimentar de estimação, o Boris, a Glenda (que nunca trocou de sexo!) e o Bela, este último, hoje, no céu dos peixinhos dourados. Claro que há muitos outros filmes importantes, muitos fotogramas brilhantes que deixam meu coração sempre aos pulos. Registros de rostos (muito mais do que palavras), eternizados no antigo celulóide. Também amo a vulgaridade das imagens que a TV se exige mostrar ininterruptamente por hora e horas a fio mas talvez por isso marquem bem menos. Tenho feito em Blow Up, meu fotolog, uma série sobre os 10 filmes mais importantes de toda a história. Entenda bem, de toda a MINHA história. Fuçando meus arquivos, por mais que queira, será impossível colocar só 10... Peneirando, peneirando, espere por 12 ou 13! Tava me esquecendo de O Mágico de Oz e a vontade eterna de se voltar ao ventre acolhedor, esnobando Akira e suas pílulas, imperdoavelmente deixando de lado Matrix, ou ainda o temor que me consumiu de ter errado tal e qual o sisudo professor de O Anjo Azul, dominado pelo par de penas (e que pernas!) de Dietrich, a chave de todo amor! E que pena não poder colocar todos, absurdamente TODOS da querida Marilyn Monroe ("Chico, Miguelito!"), ou os Billy Wilders, os Burtons, Almodóvars, Fellinis, Allens e claro, Hitchcock! Diretores que mesmo quando erram a mão ainda são gigantescos e já me mostraram tantas coisas... Como alguém já disse, todos somos feitos de estrelas...

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)